Livro apresenta reflexão sobre as raízes do rock


Guilherme Bryan, Rede Brasil Atual

“Você pode nunca ter ouvido falar em Louis Jordan, Gene Vincent, Eddie Cochran, Hank William, Fats Domino, mas provavelmente sabe quem é Chuck Berry (com seu ‘duck walk”), Bill Haley, B.B. King, Muddy Waters, Buddy Holly, Jerry Lee Lewis, Little Richard, Richie Havens, Johnny Cash e Roy Orbinson, entre outros. Todos eles são personagens do ótimo livro “As Raízes do Rock”, do jornalista francês Florent Mazzoleni, que acaba de ser traduzido para o Brasil e lançado pela Companhia Editora Nacional.

Ricamente ilustrada, o que dá um charme todo especial, a obra se detém tanto sobre as origens musicais do rock, como contextualiza o cenário social e político em que ele foi se desenvolvendo. A conclusão, após a leitura, que esse fenômeno cultural, que revolucionou o século XX, não surgiu do nada, mas foi fruto de um longo processo.

Florent Mazzoleni considera um marco importante nessa história o momento em que Elvis Presley apresentou o hoje clássico “Hound Dog”, no programa de maior audiência e prestígio da televisão norte-americana branca, “The Ed Sullivan Show”, em 9 de setembro de 1956. Resultado: 82,6% da audiência da TV naquele horário.

Na terceira e última aparição do “rei do rock” no programa, Ed Sullivan declarava: “Eu tenho que dizer a Elvis Presley e ao país que ele é um rapaz de boa índole. Desde que esse programa começou, nós nunca tivemos uma experiência tão agradável com um convidado”.

Para identificar as origens do rock, o livro retorna à década de 1930 indo em busca das tradições musicais rurais do sul dos Estados Unidos, encontrando o boogie-woogie, um ritmo extremamente dançante. Quase ao mesmo tempo, nas big bands de jazz, também aparece o “be-bop”, outro precursor importante. Mas há raízes do rock também no blues presente no delta do rio Mississipi, com astros como Charley Patton; na música gospel, nascida nas igrejas negras, revelando nomes como o da cantora Lucy Campbell; e no country, de Jimmie Rodgers e Delmore Brothers.”
Artigo Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: