Exposição dos impressionistas traz a modernidade de Paris ao Rio de Janeiro

Akemi Nitahara, Agência Brasil

“Com as salas de exposição, hall de entrada e escadarias cheias logo nas primeiras horas de visitação, foi aberta hoje (23) ao público a exposição Impressionismo: Paris e a Modernidade, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio), no centro da capital fluminense. A mostra apresenta 85 obras do Musée d'Orsay, de Paris, um dos mais visitados do mundo, dedicado principalmente ao movimento impressionista que iniciou a arte moderna.

Pessoas de toda as idades lotavam o prédio histórico, na Rua Primeiro de Março, para ver
as telas de Paul Gauguin, Camille Pisarro, Auguste Renoir, Edouard Manet, Toulouse-Lautrec, Degas, Claude Monet, Vincent Van Gogh e Paul Cézanne, entre outros mestres do século 19.


O estudante Lucas Vargas, de 17 anos, foi ao CCBB com a turma de segundo ano do Colégio David Capistrano, de Niterói, e achou a exposição bem explicativa e educativa. “Para os alunos da escola que estão pouco acostumados a ir a exposições, muitos que vieram com o intuito de achar uma chatice e uma bobagem, se impressionaram e gostaram, discutiram o assunto com os educadores. Foi realmente um aprendizado. Eu fiquei impressionado com a sensibilidade dos pintores, eles falam tudo não dizendo nada, apenas na imagem e na sensibilidade da criação da obra”, declarou.

Jéssica Passos, do mesmo colégio, estava pela primeira vez no CCBB e aprovou o programa educativo do centro cultural. “Achei lindo, a arquitetura também é maravilhosa, a organização, os funcionários são bem-educados. A obra é perfeita, a gente começa com uma visão, tem quadro que faz a gente ficar parado e refletindo, com os professores e monitores explicando”, disse.”
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: