As pacificadoras. Nadine Labaki, ao
centro, e as
mulheres que lutam contra
o conflito que
espelha o Líbano
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“E Agora, Aonde Vamos?
Nadine Labaki
Pelo interior de um salão de beleza passava a vida de algumas mulheres do Líbano atual em Caramelo, numa Beirute que parecia renovada depois da guerra. Quatro anos depois do sucesso, a atriz e diretora libanesa Nadine Labaki retorna com o ponto de vista feminino para abordar diretamente o conflito que arruína seu país em E Agora, Aonde Vamos?, estreia da quinta 15. O cenário interno desta vez é o único bar onde os moradores de um pequeno vilarejo esquecido no tempo se reúnem. Não se trata de uma confraternização qualquer. Ali, cristãos e muçulmanos convivem afetuosamente, cada lado com seu templo e autoridade religiosa própria. Este é o cerne do impasse proposto pela diretora e que tem na interrogação do título a sentença final significativa.
A bela Nadine é mais uma vez a protagonista, a dona do bar em questão. Ela e um grupo de mulheres, cobertas com lenço ou não, serão as pacificadoras de um embate entre os homens de ambas as religiões após um mal-entendido.
A exemplo do filme anterior, usam-se artifícios cômicos, como trazer um grupo de prostitutas ucranianas para distraí-los. Lembra o enredo do capitão Pantaleão e suas visitadoras no romance de Mario Vargas Llosa, ou, talvez, mais o clássico grego de Aristófanes, que em Lisístrata descreveu uma greve de sexo de mulheres, referência também de outro recente filme de língua árabe, A Fonte das Mulheres.
A cineasta nos dá a chance do humor, mas sua intenção é trágica quando põe em primeiro plano o drama da mãe que não quer perder mais um filho para a guerra e vai ao limite. Nesses momentos, o filme não permite o riso e dá seu recado.”
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