Gravações inéditas do Joy Division foram resgatadas de caçamba


Joy Division foi uma das bandas mais influentes dos anos 70
Gravações inéditas da banda Joy Division foram recuperadas de uma caçamba de entulho por uma antiga engenheira de som da gravadora da Stockport's Strawberry Studios, fechada há 20 anos.

Ian Youngs, BBC News / BBC Brasil

Julia Adamson diz também ter salvado fitas da banda Magazine e New Order.

"Eles estavam jogando tudo na caçamba quando fecharam as portas e ficamos arrasados”, disse ela entrevista à BBC.

Adamson e o marido, o também engenheiro de som Chris Nagle, resgataram gravações produzidas por Martin Hannett - que trabalhou com o Joy Division e outras bandas de Manchester -, além de "várias outras coisas que conseguiram carregar".

"Não achávamos que fossem valiosas, só não gostávamos da ideia de que fossem jogadas fora", disse ela, que foi tecladista e guitarrista do The Fall.

'Unknown Pleasures'

Adamson revelou a história no Facebook e disse também que está procurando um colecionador que queira herdar o material, já que não quer mais guardá-lo.
Uma das gravações contém sessões de gravação do Joy Division para o clássico álbum Unknown Pleasures, de 1979. 

No Facebook, Julia Adamson postou
fotos das caixas de fitas resgatadas


Ela postou fotos no Facebook que mostram caixas de fitas com nomes escritos a mão de bandas como New Order, The Durutti Column, Magazine e The Psychedelic Furs.

Segudo ela, muitas são cópias de fitas originais que ainda existem e estão guardadas em outro lugar.

Mas uma delas, intitulada "Joy Division outtakes", contém gravações de músicas como "She's Lost Control", "Wilderness" e "New Dawn Fades" que nunca foram ouvidas antes. 

"Essas versões são diferentes das do álbum", diz ela. "São as primeiras versões, feitas antes da gravação final, mas são muito boas".

O Joy Division foi um dos grupos mais influentes dos anos 70. Depois que o cantor Ian Curtis se suicidou, em 1980, os outros membros da banda continuaram a fazer sucesso com a banda New Order.

Atualmente, Julia Adamson é dona da gravadora Invisible Girl, em Manchester.”

Nenhum comentário: