Las acacias, do
argentino Pablo Giorgelli, foi considerado um dos melhores filmes latinos
de 2011, bastante premiado festivais afora
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“É crescente a oferta de filmes
distribuídos, em grande parte, por empresas independentes de olho em festivais
bacanas
Estejam atentos os admiradores do cinema
latino-americano e os curiosos para conhecer as cinematografias dos países
vizinhos: no Brasil, é crescente a oferta de filmes hispano-americanos
distribuídos, em grande parte, por empresas independentes de olho em festivais
bacanas e interessadas em propostas mais autorais. Para citar algumas exemplos,
temos Esfera e Tucumán Filmes no Rio de Janeiro, Vitrine Filmes em São Paulo e Zapata
Filmes em Porto
Alegre. E, para complementar a oferta, temos as grandes
distribuidoras, ligadas sempre nos lançamentos mais comerciais.
Até o fim do ano, estão previstos seis
longas-metragens, com lançamentos infelizmente mais concentrados ainda no eixo
Rio-São Paulo. Um é uruguaio, outro é peruano, e quatro deles são argentinos, e
não que isso merece um “infelizmente”, mas também se torce por uma
representatividade cada vez maior (o que, em realidade, também se apresenta no
horizonte).
Vamos aos filmes argentinos. Juan e Evita, uma história de amor, de
Paula de Luque, é um drama que relata a história de amor do casal mais famoso
da América Latina depois de Diego&Frida que,
talvez superando o matrimônio mexicano, foi a centelha para um movimento
político que mudou a história de um país. O filme estreou em outubro em algumas
praças, mas chega agora a São Paulo com distribuição da Tucumán junto à Mercado
Cultural.
Trailer de
"Juan e Evita, uma história de amor":
Dirigido por Pablo Giorgelli, Las acacias, considerado um dos
melhores filmes latinos de 2011, bastante premiado festivais afora, é um road
movie em que Rubén,
um motorista de caminhão solitário que há anos percorre a estrada entre
Assunção, no Paraguai, e Buenos Aires, dá carona à paraguaia Jacinta e seu bebê
de oito meses. Esse encontro mudará para sempre sua vida e encantará os espectadores
mais afins àquele cinema mais poético, no rastro de personagens em ebulição por
dentro, mas em silêncio por fora. Quem distribui é a Vitrine, que lançou o
filme primeiro em São Paulo
e agora o leva às salas do Rio de Janeiro.
Habi, a
estrangeira, de María Florencia Álvarez, fez parte
da seleção da 37 Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, mas quem perdeu a
chance de assistir a essa coprodução Argentina com o Brasil (de cujo elenco
participa a atriz brasileira Maria Luisa Mendonça) pode corrigir a falha. A
história se atém a Analía, uma jovem de 20 anos que numa pequena cidade na
Argentina e viaja para Buenos Aires para entregar artesanatos. Numa das viagens
ela acaba entrando por engano na casa em que está acontecendo um velório
muçulmano que a deixa “enfeitiçada” e, como pede uma boa história, a tira de
certa letargia. O filme já estreou com boas críticas na Argentina e tem
distribuição própria no Brasil.
Trailer de
"Habi, a estrangeira":
Para finalizar o time de argentinos, vem aí
um sucesso de bilheteria do Rio da Plata: Um time show de bola, animação do oscarizado Juan José
Campanellla (O segredo de seus olhos).
É daqueles desenhos que agrada tanto adultos como crianças, em que Amadeo, um jovem
tímido e talentoso, tenta reunir seu time de pebolim após uma separação. Conta
com exibição em 3D e será lançado por uma “major”, a Universal.
O uruguaio Artigas - La redota, de César Charlone (diretor de
fotografia de muitos filmes produzidos pela O2, de Fernando Meirelles, e
diretor de O banheiro do papa),
é um drama histórico de 2011 que finalmente aterrissa em São Paulo (em maio, foi
exibido em Porto Alegre).
A história envolve o libertador José Artigas, homem que liderou o exército
popular no interior do Uruguai em tempos de luta pela independência (mais
especificamente, em 1884). É distribuído pela Panda Filmes.
Finalmente, o peruano Casa Dentro, de Joanna Lombardi, é outra repescagem da Mostra de Cinema de São Paulo que merece atenção. É uma “história mínima” sobre Pilar, uma senhora de quase 81 anos que divide sua casa com Consuelo, Milagros e Tuna. Circulou por vários festivais internacionais e chega ao Brasil graças à associação Esfera/Europa Filmes.
Finalmente, o peruano Casa Dentro, de Joanna Lombardi, é outra repescagem da Mostra de Cinema de São Paulo que merece atenção. É uma “história mínima” sobre Pilar, uma senhora de quase 81 anos que divide sua casa com Consuelo, Milagros e Tuna. Circulou por vários festivais internacionais e chega ao Brasil graças à associação Esfera/Europa Filmes.
Trailer de
"Casa Dentro":
É de se celebrar que mais e mais títulos da
região cheguem ao circuito comercial brasileiro de cinema, mas vale ressaltar
que as “antigas” videolocadoras costumam ser ótimas fontes para interessados
nas cinematografias latino-americanas. Muitos filmes são lançados aqui
diretamente em DVD.
Enquanto essa velha tecnologia existir... Aproveitem.’
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