Placas de trânsito 'deturpadas' dão toque divertido a ruas italianas

Em várias cidades do norte da Itália sinais de trânsito estão sendo modificados por artistas de rua, que transformam as placas em cenas divertidas. (Intervenção de Clet Abraham. Foto: Marcelo Crescenti)
Há poucos anos, o artista de rua francês radicado em Florença Clet Abraham começou a tornar sinais de trânsito em pequenas obras de arte urbanas. Após a intervenção de Abraham nesta placa, que originalmente indicava uma 'rua sem saída', vemos o que parece ser Jesus Cristo sendo crucificado. (Intervenção de Clet Abraham. Foto: Marcelo Crescenti)
A mania pegou, e agora não se vê mais só obras de Clet Abraham, mas também de outros adeptos deste tipo de arte de rua. (Intervenção de artista desconhecido. Foto: Marcelo Crescenti)
Segundo Abraham, que já ganhou até uma exposição em Milão, sua arte é um tipo de "protesto construtivo" contra o grande número de placas nos centros das cidades, que ele considera opressivas. (Intervenção de Clet Abraham. Foto: Marcelo Crescenti)
O jornal italiano 'La Repubblica' o elogia dizendo que sua obra "dá um toque de ironia à dialética das ruas". (Intervenção de Clet Abraham. Foto: Marcelo Crescenti)
Mas não é todo mundo que gosta da nova expressão artística: para a polícia ela pode ser considerada um ato de vandalismo. (Intervenção de Clet Abraham. Foto: Marcelo Crescenti)
Clet Abraham já recebeu uma multa de 2 mil euros da prefeitura de Pistoia por danificar bens públicos. Depois de um recurso, a multa foi reduzida para 500 euros. (Intervenção de Clet Abraham. Foto: Marcelo Crescenti)
Em Milão, a maior metrópole do norte da Itália, cada vez mais placas "deturpadas" podem ser vistas por toda a cidade. (Intervenção de artista desconhecido. Foto: Marcelo Crescenti)
Nesta placa que indica "direção obrigatória" um artista desconhecido transformou a seta em âncora de um navio.(Intervenção de artista desconhecido. Foto: Marcelo Crescenti)
A placa que originalmente indicava "estacionamento proibido" se transformou em um cinto após intervenção de Abraham. (Intervenção de artista desconhecido. Foto: Marcelo Crescenti)
Da BBC Brasil

Um comentário:

ZP disse...


genial!!!!