Grafiteiro cria habitações imaginárias para sem-teto


O artista de rua Skid Robot faz grafites para chamar a atenção para as duras condições enfrentadas por milhares de pessoas sem-teto nas ruas de Los Angeles, na Califórnia. (Todas as fotos cortesia de Skid Robot: www.instagram.com/skidrobot)

Ele desenha casas imaginárias para os moradores de rua da área de Skid Row, uma das maiores concentrações de sem-teto dos Estados Unidos.
Ele também desenha representações dos sonhos que estas pessoas teriam. A ideia, segundo o artista, surgiu quando ele e sua namorada caminhavam por Skid Row

"Estes grafites fazem com que o público preste atenção em pessoas que são invisíveis para a sociedade. Ao humanizá-los, espero que as pessoas simpatizem com elas e as ajudem", disse Skid Robot à BBC.
De acordo com o artista, os próprios sem-teto gostam de seus grafites e acham que os desenhos são "divertidos".

Skid Robot diz que procura interagir com os protagonistas de seus grafites e busca ajudar-lhes sempre que pode, com comida, água, produtos de higiene e roupas que obtém de doações.

"A vida em Skid Row não é fácil e há um pouco de paranoia entre os moradores da área, porque ela pode ser perigosa às vezes", diz o grafiteiro.

Para Skid Robot, muitos cidadãos americanos deixaram de lado a consciência social, a compaixão e a humanidade.

"Em que tipo de país nos tornamos, quando permitimos a existência de leis que criminalizam os sem-teto ou que criminalizam o ato de ajudar os que sofrem com a pobreza extrema e com a falta de um lar?"

"Temos que agir com razão e humanidade se queremos resolver problemas como este", diz o artista americano.
Da BBC Brasil

Nenhum comentário: