Foto registra beijo de refugiados em tenda em acampamento na Hungria

Foto mostra casal de refugiados se beijando dentro de tenda em acampamento temporário na estação de trem de Keleti, em Budapeste, na Hungria (Foto: István Zsíros/istockphoto.com)

"Casal estava em local temporário para refugiados em estação de trem. 'Foi muito tocante, especialmente naquele ambiente', disse o fotógrafo.

Do G1 

Uma fotografia de um casal de refugiados se beijando dentro de um acampamento em Budapeste, na Hungria, chamou a atenção por trazer humanidade à crise migratória que afeta a Europa nos últimos meses e que causou conflitos nos países europeus.

A imagem foi feita por Istvan Zsiros no dia 30 de agosto. O casal estava em um campo montado na estação de trem internacional de Keleti, onde migrantes e refugiados aguardavam para embarcar em trens para a Áustria e foram impedidos pelas autoridades húngaras.

Zsiros trabalhava com tecnologia da informação e deixou seu emprego recentemente para se dedicar à fotografia, segundo o jornal “The Guardian”. Ele contou que queria ver a crise dos refugiados com seus próprios olhos, e por isso resolveu ir até a estação.

“Esta foi a primeira vez que fiz fotos de refugiados. Algum tipo de divindade ‘me disse’ para observar os refugiados, e essa ajuda divina me deu esse momento de sorte para fazer essa imagem. Eu fiquei lá por cerca de 20 a 25 minutos”, contou ao G1. “Eu vi o casal, e foi muito tocante, especialmente naquele ambiente. Então fiz a foto.”

A foto chama a atenção por mostrar um momento de intimidade e ternura em meio a um ambiente tão opressor e uma situação tão desesperadora.
A imagem foi publicada inicialmente em uma página no Facebook que abrigava uma competição de fotografias sobre os refugiados. Ela foi compartilhada diversas vezes e se tornou viral.

Para o fotógrafo, a imagem sintetiza uma citação do filme Interstellar: “o amor é a única coisa que transcende o espaço e o tempo”.

Nenhum comentário: