Jepetos de Praga dão vida à matéria inanimada



Exposição na capital paulista traz marionetes da República Checa e vai até dezembro; entre as peças, raridades confeccionadas desde 1873

Brasil 247 / Agência Brasil

O anseio do homem em dar vida à matéria inanimada criou vários personagens da literatura mundial. Pinóquio, uma das marionetes mais famosas do mundo, surgiu desse desejo humano. Na história italiana, quem dá vida à Pinóquio é o carpinteiro Gepeto, cujo sonho de ter um filho é realizado quando o boneco se torna um menino de verdade. “Gepeto remete a criadores. Todos nós somos criadores. Em nosso universo inconsciente, há um estímulo de trazer à tona os personagens que existem dentro de nós mesmos”, disse Clóvis Arruda, coordenador da exposição Gepetos de Praga.

Inspirados em 127 marionetes vindas da República Tcheca para a exposição aberta hoje (29), na capital paulista, adultos e crianças poderão se sentir como Gepeto. Além de levar o visitante à observação das obras com uma trilha sonora especialmente produzida, a mostra conta com oficinas, onde o público pode manusear e até construir marionetes.

O tcheco Pavel Truhlar, um dos bonequeiros mais importantes do seu país, auxilia os visitantes nessa tarefa. Ele comandará oficinas em que será ensinada a arte de fazer marionetes, mas de um modo despretensioso. “Eu gostaria que as crianças simplesmente brincassem, ficassem alegres. E que, de repente, abrisse algo novo dentro delas, no mundo imaginário”, disse Truhlar.

Entre as obras em exposição, 90 são de autores contemporâneos, posteriores à década de 1950. O restante das peças são raridades, confeccionadas a partir de 1873. Segundo Arruda, as marionetes  surgiram há muitos séculos na República Tcheca, vindas da Itália, Holanda e França. “Estão presentes de uma forma muito intensa na cultura [Tcheca] desde o século 12”, contou.”
Artigo Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: