O diretor Zé Celso
durante ensaio no Oficina,
onde acontece a
reunião nesta segunda-feira
Foto: Jennifer
Glass / Divulgação Oficina
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"Para Ney Piacentini, do Instituto
Internacional de Teatro, cultura deve ter destaque nas transformações do país.
Nesta segunda, ato no Oficina de Zé Celso trata da questão”
O ato público acontece às 20h, no Teatro Oficina, que fica na Rua Jaceguai, 520, Bela Vista – São Paulo, SP. Também participam da organização o Centro ITI Brasil (Instituto Internacional de Teatro ligado a Unesco), Associação Brasileira de Documentaristas (ABD), Cooperativa Paulista de Música, além das companhias teatrais Antropofágica e Ocamorana.
CC: O ato de segunda-feira é uma proposta de reflexão para o papel da cultura dentro da sociedade brasileira. Como você vê esse papel?
NP: A cultura está contribuindo de forma consistente neste processo. Sou conselheiro da cidade, assim como outras pessoas ligadas à cultura como o [ator e presidente da Cooperativa Paulista de Teatro] Zé Celso, o [jornalista] Eugênio Bucci e o [filósofo] Vladimir Safatle. Participamos ativamente de todos os debates, desde o início da discussão por melhorias no transporte público. Queremos amalgamar o conjunto cultural para estar presente. Temos pensamentos diferentes a alguns setores da sociedade. Não achamos que a sociedade está só insatisfeita, mas que ela evoluiu nas últimas décadas de modo a acreditar que pode ir às ruas reclamar seus direitos. Eles querem cidadania. Eles pagam seus impostos, mas em qualquer país decente do mundo as pessoas pagam impostos. A nossa educação virou universal. O nosso voto eleitoral é um padrão mundial. Então, o cidadão comum quer é que os políticos respondam ao seu direito de cidadania. E nós estamos querendo reunir o mundo da cultura para se alinhar às linhas progressistas atuando no Brasil.
CC: Como a cultura está posta no cenário político atual? As políticas públicas para a cultura estão marginalizadas diante das outras demandas?
NP: Ela evoluiu muito. A gente não pode negar que a cultura entrou na cesta básica do brasileiro. Mas ela ainda é uma migalha e ainda se tem uma visão de cultura como um artigo supérfluo, de luxo. Precisamos entender que, se tivermos uma cultura sólida, as pessoas serão mais saudáveis e economizarão em remédios e cirurgias, os professores vão se estressar menos em sala de aula, a marginalidade pode cair - o jovem do Morro do Vidigal que faz parte do "Nós do Morro" não está ligado ao tráfico. A economia da cultura, para nós, é isso. A ONU diz que pra cada dólar investido no futebol, voltam cinco. Acreditamos que o cálculo na cultura é o mesmo. Podemos contribuir para o PIB de maneira pesada. Não com dividendos financeiros do mercado cultural. Para nós, isso é uma ponta do processo. Não podemos nos ater ao entretenimento baseado no mercado cinematográfico do hemisfério norte e em uma produção nacional baseada na Globo Filmes. Quando um grupo de Belo Horizonte faz uma apresentação de rua pra duas mil pessoas gratuitamente, a criança, o adolescente e o adulto que vê aquilo sai transformado dali. É a cultura como mediadora e interlocutora das emoções, dos sentimentos e da tolerância. Ela atravessa toda a sociedade.
CC: De que maneira você acha que a cultura pode intervir nas manifestações populares?
NP: Nesse processo, a cultura pode se alinhar às mobilizações. Nossa proposta para segunda-feira é refletir sobre isso: como podemos nos alinhar? A gente ainda não disse a que veio. Podemos nos alinhar, por exemplo, de maneira a promover expressões artísticas nos atos. Transformar as manifestações, que já são pacíficas, em algo estético. Pode ser que surja uma proposta da cultura para o fundo social do pré-sal, afinal, o pré-sal é uma riqueza do solo brasileiro e pertence a todos nós. Podemos levantar a bandeira da reforma da Lei Rouanet, pedir para que o que for para os Itaús Culturais vá no mesmo valor federativo para o Fundo Nacional da Cultura, porque a reforma tem que ser na base. Vivemos um momento histórico para o Brasil. O artista é um trabalhador como qualquer um. A cultura precisa se alinhar ao povo, porque o povo é a vanguarda de qualquer sociedade.
CC: Como você vê a atuação do Ministério da Cultura?
NP: A atuação do Ministério da Cultura é pífia, quase nula. Já no
governo Dilma, a gestão da Ana de Holanda foi sofrível. A melhor sugestão do
Gilberto Gil e do governo Lula foram os pontos de cultura e ela deixou de olhar
pra isso. Ao tentar regularizar as contas dos pontos de cultura, ela bloqueou o
direito da população de produzir cultura. Ela poderia olhar pra trás e pra
frente. Por acaso as empreiteiras todas estão com as contas em dia? O
agronegócio não está sempre renegociando dívidas com o BNDES? É um disparate,
um rigor excessivo do tribunal de contas, que faz vista grossa para um monte de
setores e na cultura cobra item por item. A Marta Suplicy ainda não disse
que veio. Ela é uma ministra que eu respeito muito, fui vice-presidente do
Conselho Municipal de Cultura na gestão dela em São Paulo e fizemos
muitos projetos saudáveis. Então ela tem um laço com a cultura. Mas até agora o
ministério dela só discute com os empresários. Acredito que ela tenha que mudar
o olhar dela. Ela foi eleita senadora pelo povo – eu duvido que os empresários
tenham votado nela. Então ela tem que se abrir ao diálogo.”
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