Os 10 maiores filmes de todos os tempos, segundo 358 diretores

Carlos Willian Leite, Revisya Bula

“A “Sight & Sound Magazine”, revista de cinema do British Film Institute, promoveu uma enquete com 358 diretores de 73 países para escolher os maiores filmes de todos os tempos. A enquete também ouviu, leitores, produtores, especialistas e críticos. Neste post, apresentamos apenas a versão com os votos dos diretores. Cineastas consagrados Woody Allen, Martin Scorsese, Quentin Tarantino, Abel Ferrara, Walter Salles, Fernando Meirelles, Guillermo Del Toro, Greg Mottola, Juan Campanella e Francis Ford Coppola participaram da enquete.

Os 10 primeiros lugares trazem filmes realizados entre 1941 e 1979 e contempla os diretores Ozu Yasujirô, Stanley Kubrick, Orson Welles, Federico Fellini, Martin Scorsese, Francis Ford Coppola, Alfred Hitchcock, Andrei Tarkovsky e Vittorio de Sica.

1— Era Uma Vez em Tóquio — Tokyo Story (Ozu Yasujirô, 1953)

Casal de idosos viaja a Tóquio, onde pretende visitar os filhos que há anos não veem. Porém, todos são muito atarefados e não têm tempo para dar-lhes atenção. Quando a mãe fica doente, os filhos vão visitá-la e complexos sentimentos são revelados entre eles.
2 — 2001: Uma Odisseia no Espaço — 2001: A Space Odyssey (Stanley Kubrick, 1968)
Desde a pré-história, um misterioso monolito negro parece emitir sinais de outra civilização, interferindo no planeta. Quatro milhões de anos depois, no século 21, uma equipe de astronautas a bordo da nave Discovery é enviada a Júpiter para investigar o enigmático monolito.
3 — Cidadão Kane — Citizen Kane (Orson Welles, 1941)
Baseado na vida do magnata das comunicações William Randolph Hearst, o filme narra a história de Charles Foster Kane, o homem que construiu um império a partir do nada. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro, é considerado um dos filmes mais importantes da história.
4 — 8 ½ — Oito e Meio (Federico Fellini, 1963)
A maior das obras-primas de Fellini conta a história de Guido, um cineasta em crise de inspiração, que não consegue encontrar a ideia para seu próximo filme. Durante uma temporada de férias é assombrado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida.
5 — Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)
Travis Bickle é um taxista solitário que vaga pelas noites da cidade buscando algo para ocupá-lo. Travis é incomodado pelo que considera o declínio moral a seu redor, e quando Iris (Foster), uma prostituta de 12 anos de idade, entra no seu táxi certa noite para fugir de um cafetão, Travis torna-se obcecado em salvá-la.
6 — Apocalypse Now — Apocalypse Now (Francis Ford Coppola, 1979)
O Capitão Willard recebe uma missão: matar um insano desertor, o Coronel Kurtz, que preparou uma tropa para atacar os próprios americanos. O filme ganhou uma versão estendida em 2001, com 50 minutos a mais em relação ao original.
7 — Um Corpo que Cai — Vertigo (Alfred Hitchcock, 1958)
Considerada a obra prima do mestre do suspense. Um detetive é contratado para seguir uma mulher com tendências suicidas e se envolve numa trama macabra.
8 — O Poderoso Chefão — The Godfather (Francis Ford Coppola, 1972)
Don Corleone é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar pessoas realizando favores em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição.
9 — O Espelho — Mirror (Andrei Tarkovsky, 1974)
O mais autobiográfico trabalho do diretor Andrei Tarkovsky, no qual o garoto Alexéi passa pelos mesmos problemas e alegrias que o diretor passou, só que na tela. É um estudo da vida espiritual do homem contemporâneo, suas buscas e resoluções.
10 — Ladrões de Bicicleta — The Bicycle Thieves (Vittorio De Sica, 1948)
Depois de procurar exaustivamente, Antonio consegue um emprego como colador de cartazes de cinema em Roma. Porém, logo no primeiro dia de trabalho sua bicicleta é roubada. Com o filho pequeno, começa uma busca desesperada pela bicicleta.”

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