Didi, Dedé, Mussum e Zacarias |
“O reality show “The Voice” é um dos maiores estelionatos da TV desde o “Baú da Felicidade”. É um concurso de calouros que promete revelar novos valores da música. A Voz. Uma invenção holandesa, hoje espalhada por mais de 20 países, da China aos Emirados Árabes Unidos.
O prêmio é um cheque de 500 mil reais e um “contrato com uma grande gravadora” (grande gravadora!). No mundo todo, nunca se ouviu falar de um cantor ou cantora que tenha surgido ali e que tenha tido uma carreira consistente. A notícia mais recente sobre a vencedora da edição brasileira passada, Ellen Oléria, era de uma apresentação no Festival de Cultura de Oeiras, no sul do Piauí. Nada contra o Piauí.
É assim em outras paragens. Na Inglaterra, a ganhadora de 2012, Leanne Mitchell, vendeu menos de mil cópias de seu CD. A deste ano, Andrea Begley, ficou em trigésimo lugar nas paradas por uma semana e logo desapareceu novamente.
A coisa toda é, na verdade, um novelão disfarçado. Gente humilde que veio de longe e que encontra uma chance de entrar pela porta da esperança.
Geralmente, são acompanhados dos pais. Enquanto o rapaz ou a moça cantam, pai e mãe torcem e se descontrolam emocionalmente nos bastidores.
Como se trata de um tiro só, em que o artista precisa causar impacto, a única estratégia possível é soltar a voz na estrada. O resultado é que todos soam da mesma maneira — e todos soam como uma mistura de Christina Aguilera com Cauby Peixoto. Se João Gilberto ou Nara Leão aparecessem, seriam enxotados.
Quem se dá bem são os jurados (que funcionam como técnicos dos cantores que adotam). A saber: Claudia Leitte, Daniel, Carlinhos Brown e Lulu Santos. Eles cantam e tocam durante a atração. Nenhum deles parece ter ouvido um disco inteiro na vida. Não citam ninguém, não contextualizam nada. Todos se amam e trocam elogios.
Lulu, em particular, está vivendo uma prorrogação na carreira. É o mais talentoso deles. Quando toca sua guitarra, há bons momentos. Seu slide ainda é incrível. Mas isso vai para o espaço quando ele começa a falar em seu tom afetadíssimo (chega a chorar em suas atuações). Lulu parece viver embasbacado com os próprios ternos brilhantes.
“The Voice” é um pátio dos milagres em que as pessoas se humilham (o júri as ouve de costas) em troca de, basicamente, uma esmola. Tem a ver com tudo — corrida de obstáculos, trote de faculdade, novela, Big Brother –, menos com música.”
9 comentários:
Se Herbert Vianna, Samuel Rosa, Eric Clapton, Bob Dylan, entre muitos outros nomes, fossem tentar a sorte em um show de calouros assim, seriam prontamente desclassificados e ridicularizados. São cantores com vozes horríveis (Bob Dylan é fanho), mas oque os mantem no topo não ´w somente qualquer habilidade ou intimidade com palco, microfone, ou mesmo bons amigos. Oque os mantem em evidência é a capacidade de criarem, inovarem, de se reinventarem. Coisa que estes calouros não têm.
Nos mais diversos programas de calouros tanto no Brasil quanto no mundo, a maioria não faz sucesso depois que ganha o programa. Mas pelo menos é uma tentativa. Quem sabe dá certo. Mesmo que não fique famoso e venda milhões de discos, ganhar os 500 mil já é uma grande ajuda, ou você não acha? Fora que muitos cantam em bares e casas de shows locais, o que pode aumentar a visibilidade e maior quantidade de trabalho nesse campo. Pode não virar um artista multimilionário, mas pelo menos tentou, e se conseguir ir até à final ainda ganha uma boladinha em dinheiro. Só consegue quem pelo menos tenta.
Que post ridículo...
Quem tá lutando para conseguir engrenar a carreira tem 5 minutos em rede nacional. Vencer o concurso não quer dizer que vai ser o número 1 das paradas, quer dizer que apenas venceu uma batalha, que conseguiu ao menos expor seu trabalho um pouco.
As pessoas que cantam nesses programas de calouros, cantam muito mais do que a maioria dos que se dizem "cantores" e ganham rios de dinheiro, fama e sucesso. Eles estão atrás dos sonhos deles, esse post está desmerecendo aqueles que buscam pelos seus sonhos. Se der certo bem se não, ao menos tentaram.. muitos artistas que fizeram ou fazem sucesso também já participaram de programas assim, não vejo nada demais.. e como disseram aí só o prêmio de 500 mil já vale muito!!
Discordo do post, apesar de respeitar sua opinião. primeiro, o objetivo é trazer entretenimento para o telespectador, e diga-se de passagem, nunca se viu uma programação tão ruim na tv brasileira como se vê atualmente. nesse quesito o THE VOICE consegue ser de longe a melhor coisa que a Globo conseguiu produzir ou copiar nos ultimas 10 ou 12 anos. Sobre os candidatos a ídolo, acho que são de um nível técnico muito elevado, a maioria canta muito mais que os próprios técnicos, mas apesar disso o sucesso não é apenas destinado ao melhor cantor, entra ai outras questões como carisma, sorte, network, saber aproveitar ou criar as oportunidades entre outros. sobre os técnicos todos merecem respeito, principalmente o cara que vc mais esculachou ai...Lulu Santos. Esse é um ícone da musica brasileira, só que a idade chega para todos, chegou pro Pelé, chega também pro Lulu. Brown é carismático e tem boas composições, Claudia canta bem, tem boa voz, e soube exatamente qual era o seu lugar na musica. se cantasse MPB certamente seria um desastre, mas pro AXE MUSIC tá de bom tamanho. Daniel é fantástico, simples, humilde, cavalheiro,e também soube se definir musicalmente, além de um timbre de voz agradável e sem os clichês sertanejos que temos hoje (Luan Santana, Gstavo Lima,ou um Michel Teló por exemplo). O problema das pessoas não engrenarem em suas carreiras é delas mesmas. na vida conheci e conheço caras que jogavam mais bola que o "brocador", ou que cantam muito mais que um "daleste" desses da vida. mas não chegaram ao sucesso. pelo fato já mencionado acima, então amigo, não preste um desserviço a tv brasileira que anda tão pobre de boa programação, não aguento mais ver o ESQUENTA ou a ZORRA TOTAL, muito menos a TURMA DO DIDI ou o já falecido CASSETA E PLANETA, por favor...
pelo menos o candango ganha 500 mil e é visto em rede nacional.... tá bom. NÃO É BRINCADEIRA NÃO,,,QUALQUER COISA QUE SE FAÇA NESSE MUNDO ESTÁ CERTO, GENTE INFELIZ DA PORRA.
GENTE INVEJOSA QUE NAO TEM O QUE ESCREVER FICA PROCURANDO A DIFAMAÇÃO ALHEIA....NAO GOSTO DA GLOBO MAS GOSTO DO PROGRAMA TUDO NA VIDA É ASSIM VOCE TEM A OPORTUNIDADE...MAS TEM QUE TER COMPETÊNCIA SE FIRMAR...
kkkkk! Descobriu a América! Qualquer um desses programinhas segue a mesma fórmula: Pega os cantores de churrascaria e os faz acreditar que vão ser alguma coisa no "Show Business".
Jeferson rocha disse tudo kkkk.
Ninguém vai escrever algo pra defender o autor do post ahsuhhuash ??
Postar um comentário