O melhor do cinema em 2014

Marcos St, GGN

"Final de ano chegando.

Então está oficialmente aberta a temporada para publicação de listas inúteis do melhor que tivemos em 2014. Aquelas listas que ninguém concorda mas que mesmo assim são irresistíveis de se ler.

Na minha opinião, o ano de 2014 foi bom para o cinema. Tivemos ótimos filmes, tanto estrangeiros como nacionais.

Vou citar só 2 aqui, e aí cada um vai acrescentando outros se quiser. É uma boa forma de se indicar bons filmes para a galera.

Filme estrangeiro, para mim, o melhor foi o o inglês Under the Skin (duvido que ele apareça em outra dessas listas), mas assistir este filme foi uma das experiências mais deliciosas que tive no cinema recentemente.

O filme não é de todo orginal, (lembra de certa forma o clássico "Invasores de Corpos"), mas aqui o diretor Jonathan Glazer, focou o filme em uma só personagem, interpretado pela maravilhosa Scarlett Johansson.

O filme é ela. Simples assim. Ela aparece morena, irresistível e é de fato uma "devoradora de homens". Passamos 1/3 do filme com a personagem de Scarlett dirigindo uma Van. E, sério, as cenas com ela dirigindo são tão bem feitas que não me incomodaria se fosse o filme inteiro assim. No meio do caminho ela vai colhendo suas "vítimas". Como resisitir à Scarlett convidando para dar um role na Van ? O nome do filme se explica quando aos poucos descobrimos o que acontece com os outrora felizes caronas de Scarlett. As cenas misturam o erotismo com o terror. Magnifícas. Uma das grandes sacadas do filme é a mudança do comportamento da personagem de Scarlett. E é uma mudança que geralmente nos filmes de ficção ocorre de modo invertido. Destaco também a trilha sonora do filme. Vai ser lembrada daqui 30, 40 anos. Fácil.


Recomendo.

A outra escolha, agora do cinema nacional é a mais fácil de todas: "O Lobo atrás da Porta".

Não há o que falar.

Dá muito orgulho, (isso é tão raro), assistir um filme brasileiro tão bem feito e instigante. Está a anos-luz dos lixos produzidos pela Globo filmes.

Não é de agora mas Leandra Leal é a melhor atriz brasileira. A atuação dela no filme é espetacular e essencial. A direção de Fernando Coimbra soube aproveitar todo o talento de Leandra. O "casamento" ai foi perfeito.

Não assitiu? Assista.

Nenhum comentário: