A corrida voraz em busca dos jovens leitores


Edson Valente, Valor Online

“As armas para dominar o mercado de livros voltados ao público juvenil são conhecidas. A destreza em seu manejo, porém, determina a sobrevivência dos competidores. Desde o sucesso da série "Harry Potter", as editoras estão constantemente à caça de fenômenos que deem continuidade à essa indústria que movimenta altas cifras. A febre da vez é "Jogos Vorazes", da escritora americana Suzanne Collins, que mistura ficção, cenários apocalípticos e referências históricas em sua composição. A versão para o cinema da primeira parte da trilogia estreou mundialmente em 23 de março e já é a terceira maior bilheteria de fim de semana estreia nos EUA, atrás de "Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2" (2011) e "Batman - O Cavaleiro das Trevas" (2008).

Para compreender a alquimia desse sucesso, é preciso desnovelar seu enredo. Passo número um: conversar com o adolescente sobre o que ele gosta de ler - e alimente essa predileção. Isso tem sido feito pelos publishers o tempo todo. Um dos principais meios de que eles se valem para descobrir tendências entre os jovens e divulgar lançamentos é a internet. A Rocco, que publica "Jogos Vorazes" no Brasil, estabelece um contato direto com fãs de séries nas redes sociais e em blogs e sites abastecidos por eles. Investir em formadores de opinião entre esses leitores, diz a editora, traz resultados mais efetivos que os depoimentos de críticos literários.

É o que o professor da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Manoel Marcondes Neto, especializado em marketing cultural, chama de boca a boca digital, ou viral - uma "tática de capilarização". O expediente inclui páginas de fãs na internet, "book trailers" (pequenos filmes de apresentação), ações diárias nas redes sociais, concursos culturais, sorteios e a organização de encontros entre os aficionados. Para fortalecer a comunicação, as editoras criam selos para os lançamentos com foco no mercado juvenil. É o caso da Companhia das Letras, que prevê para setembro o nascimento da Editora Seguinte.”
Artigo Completo, ::Aqui::

Um comentário:

Pixel Marketing disse...

Olá!
Que tal fazer o marketing de seu site em pixels?!
Venha conhecer o Pixel Marketing, o mais novo portal de divulgação de conteúdos na internet.
Não perca tempo! Garanta já o seu espaço de divulgação no Pixel Marketing!!!

Pixel Marketing, o marketing de seu site em pixels!
http://www.pixelmarketing.com.br