Buenos Aires vai ganhar esculturas de personagens de quadrinhos

Depois de Mafalda, outros personagens de HQ´s terão estátuas nas ruas de Buenos Aires


Redação, PortalIMPRENSA

"Na última segunda-feira (27/8), o projeto "Paseo de la Historieta" revelou que levará dez esculturas inspiradas nas tirinhas de histórias em quadrinhos às ruas de Buenos Aires à exemplo da Mafalda, um dos mais célebres personagens do artista argentino Quino. Segundo o desenhista Manuel García Ferré, a ideia busca legitimar o país como um "exportador de humor", informou a agência de notícias Efe.

"O êxito da escultura de Mafalda, colocada no marco das celebrações pelo bicentenário da independência argentina, nos fez pensar em fazer o mesmo com outros personagens reconhecidos e que valia a pena fazer uma espécie de 'calçada'", declarou Paula Uhalde, coordenadora da Área de Construção Cidadã de Buenos Aires.

A estátua de Mafalda foi instalada em 2009. Por ser uma das mais fotografadas da cidade, fez com que o projeto ficasse no entorno dessa escultura e do Museu do Humor, construído em Puerto Madero. Isidoro Cañones, um clássico personagem de Dante Quinterno, foi fixado no final do mês de julho na mesma rua, iniciando o percurso que continuará nas próximas semanas com o personagem Largirucho, de Manuel García Ferré, um desenhista espanhol que mora na Argentina.

Depois de Mafalda, Isidoro e Largirucho, o percurso será reforçado pelas esculturas de Matías, de Fernando Sendra; Don Fulgencio, de Lino Palacio; Gaturro, de Cristian Dzwonik 'Nik'; as Meninas Divito, de Guillermo Divito; o 'Louco' Chávez, de Carlos Trilho e Horacio Altuna; Clemente, de Carlos Loiseau 'Caloi'; e o índio Patoruzú, também de Dante Quinterno.

"Sentimos que esses personagens refletem os valores e a idiossincrasia do povo argentino", disse Paula. A escolha dos personagens foi feita em colaboração com o conselho de assessores do Museu do Humor portenho, formado por cinco desenhistas, entre eles Quino e García Ferré.

As esculturas de Mafalda, de Isidoro e de Largirucho foram feitas por um escultor local Pablo Irrgang, que se transformou em um verdadeiro "intérprete dos quadrinhos". Segundo ele, o mais difícil foi encontrar "a pose exata". "Fui buscando dentro das próprias histórias a pose mais característica, a que mais representasse o personagem", lembrou o artista.”
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: