Teoria que mostra conexão entre todos os filmes da Pixar vira hit na web


Cena de "Universidade Monstros", o último filme lançado pela Pixar


“Um fã dos filmes de animação do estúdio Pixar lançou na internet uma extensa teoria sobre como todos os longas do estúdio estão conectados e acontecem dentro do mesmo universo ficcional. O texto se tornou um hit na web.

Batizada de "The Pixar Theory", a análise é assinada por Jon Negroni, que se apresenta como analista de mídias sociais. O texto já rendeu a ele o apelido de "Edward Snowden da Pixar" (em referência ao ex-funcionário da inteligência americana que denunciou um grande esquema de espionagem) e foi citado no Twitter até mesmo por Lee Unkrich, diretor de "Toy Story 3", "Monstros S.A." e "Procurando Nemo".

Negroni agrupou os diferentes filmes do estúdio em diferentes eras, dispondo-os em ordem cronológica. Segundo ele, há uma saga maior que é narrada em conjunto pelos filmes.

Nesse universo ficcional, os animais evoluem num ritmo rápido e a inteligência artificial é causa de preocupação para os humanos. O ratinho Remy de "Ratatouille", por exemplo, só se comporta de maneira humana porque, em "Valente", que se passaria milhares de anos antes, uma bruxa faz experiências com animais nesse sentido.

Por causa desses animais que se comportam como humanos, o vilão de "Up - Altas Aventuras" teria criado colares que ajudam seus cachorros a falar. Já Carl, protagonista do filme, teria sido expulso de sua vizinhança pela mesma empresa que poluiu a Terra em "Wall-E".
Além disso, as portas de "Monstros S.A." não seriam entre diferentes dimensões, mas entre períodos temporais.

Esses são só alguns dos exemplos. A teoria é bastante complexa e longa, e Negroni diz ter passado um ano inteiro desenvolvendo-a. Ela pode ser lida na íntegra, em inglês, neste site.

Ele continua a atualizar seu texto com dicas dos leitores. A Pixar não se pronunciou sobre a teoria.

O estúdio é conhecido por fazer referências entre seus filmes, como o caminhão da pizzaria Pizza Planet, de "Toy Story", aparecendo em diversas outras animações, e a personagem Boo, de "Monstros S.A.", ter um peixinho de pelúcia idêntico ao Nemo. “

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana

Linkicha - www.linkicha.com.br

-

Unknown disse...

A árvore plantada no filme do Wall-e, que aparece nos créditos, e que mais tarde seria a de vida de inseto refuta a teoria da pixar. Isso porque é a mesma em que o casal de Up costumava namorar. Então isso mostra que é só um easter egg, e não uma pista de uma história oculta.

A parte da Boo e do sully não faz sentido, é visível que os dois estão em universos paralelos e não em épocas diferentes. E há muito mais buracos se raciocinarmos. A teoria é interessante, mas não sobrevive ao escrutineo. Abraços.