Berlim – Filme bósnio ganha dois Ursos de Prata


Realizador Danis Tanovic se inspirou de um caso real de família cigana, impedida de operação num hospital.

Rui Martins, de Berlim / Correio do Brasil
 
“O filme mais barato do festival, pois custou apenas 17 mil euros, veio da Bósnia Herzegóvina e ganhou dois prêmios importantes do Festival de Berlim – o Grande Prêmio do Júri e o de Melhor Ator. Seu diretor, Danis Tanovic, não é nenhum desconhecido, pois já ganhou um Oscar de melhor filme estrangeiro e o Prêmio de melhor direção, em 2001, em Cannes.

Desta vez, Danis Tanovic decidiu um filme baseado numa denúncia publicada nos jornais bósnios. Tratava-se de família cigana bósnia, cuja mãe de duas crianças tinha sido excluída de tratamento médico por não dispor de um seguro saúde.

Grávida pela terceira vez, ela começou a sentir dolorosas cólicas no ventre. Levada pelo marido ao hospital, constatou-se a morte do feto e a necessidade de se fazer uma rápida curetagem uterina. Entretanto, a família não dispunha de seguro saúde e precisaria pagar uma soma elevada para essa operação. Diante da impossibilidade da família pagar a intervenção por viver em extrema pobreza, o hospital se negou a fazer a operação e mandou-a de volta para casa, mesmo com o risco de morte.”
Artigo Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: