Filhos dos patrões filmam a rotina das empregadas


Documentário foi filmado por adolescentes. Foto: Reprodução

Piero Locatelli, CartaCapital

“A PEC das Domésticas estava na iminência de ser votada no Congresso Nacional quando o cineasta pernambucano Gabriel Mascaro finalizava o documentário Doméstica. Surpreendido pela discussão acalorada durante a votação, o diretor de 29 anos decidiu adiantar o lançamento do projeto que, durante uma semana, levou adolescentes de várias cidades do Brasil a acompanhar, com uma câmera, a rotina de seus empregados domésticos.

“A reação conservadora sobre a PEC foi chocante. Então achamos que seria um bom momento para aprofundar este debate,” diz o diretor. O resultado estará nas telas a partir desta semana em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

O filme mostra personagens que fogem à discussão maniqueísta em torno da PEC. É o caso de uma empregada doméstica que trabalha na casa de outra doméstica. “Esta não é uma questão da classe média ou da classe dominante. A empregada também tem empregada em casa. A questão é assumir como uma questão da identidade brasileira que a gente precisa resolver e reparar.”
Artigo Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: