Mistura de cinema, fotografia e futebol traz diversão, nostalgia e reflexão


O idioma da pelada tem o mesmo vocabulário
em vários cantos do mundo

Mostra em cartaz até a próxima sexta (19), no Rio, é aperitivo para o festival Cinefoot, que leva histórias do esporte para as telas


A mostra de fotografias CineFoot ExpoFoto, em cartaz até 19 de maio no Centro Cultural Justiça Federal (CCJF-RJ), é o aquecimento para o CineFoot – Festival de Cinema de Futebol, que começa dia 23 no Rio de Janeiro. A exposição traz 118 imagens de 46 fotógrafos de vários países explorando o tema "Futebol é mais que um jogo". Trata-se de um rico mosaico que representa a paixão, a memória, a arte, a sociedade e a política que permeiam o esporte.

O destaque da exposição é a foto intitulada Três no Tri, em que Pelé vai em direção ao fotógrafo da extinta revista Revista Manchete, Orlando Abrunhosa, e com um salto dá socos no ar para comemorar o gol contra a Tchecoslováquia, na Copa do Mundo do México, em 1970. Atrás dele, boquiabertos, estavam Tostão e Jairzinho.

Essa imagem, aliás, é tema do documentário homônimo, do jornalista Eduardo Souza Lima. Com 15 minutos de duração, o curta-metragem conta a história da foto esportiva mais publicada no mundo e de seu autor. Abrunhosa, sem tempo de ajustar o foco da câmera, clicou sem parar a comemoração do gol da virada, com a frustrante sensação de que tudo estaria desfocado e ruim.”
Artigo Completo, ::AQUI::

Nenhum comentário: