“Cine Holliúdy” leva milhares de pessoas para os cinemas do Ceará

Redação, GGN

"A mais nova sensação do cinema nacional atende pelo nome de “Cine Holliúdy”, filme dirigido por Halder Gomes (As Mães de Chico Xavier), que conta a grande aventura em que Francisgleydisson (Edmilson Filho) se meteu. Ele é um “cabra” cinéfilo que tenta levar a magia do cinema para uma pequena cidade interior do Ceará, em uma modesta sala de cinema - mas vista por ele com o potencial de virar sua própria “Holliúdy”.

Cearense, Halder levou aos cinemas uma comédia rica em aspectos culturais do Estado nordestino. Tanto que o filme tem legendas em português, para quem ainda não está habituado os verbetes e expressões locais.
“Cine Holliúdy” estreou apenas no Ceará no começo de agosto, mas já arrastou aos cinemas, em média, 2 mil pessoas por sala, segundo o site Filme B. O longa chegará às telonas das outras capitais do Nordeste no próximo dia 30, além de Manaus e Belo Horizonte. São Paulo e Rio de Janeiro ficarão para depois.
Recentemente, o renomado cineasta Fernando Meirelles teceu elogios à comédia cearense, especialmente ao trabalho de Edmilson Filho. “O Brasil não vê um comediante popular assim desde Oscarito”, escreveu o diretor de Cidade de Deus em sua conta no Twitter. “Chaplin ficaria de boca aberta.”
A comédia nasceu de um curta dirigido por Halder em 2004, intitulado “Cine Holiúdy - O Astista contra o caba do mal” (veja abaixo).


Nenhum comentário: