Cinema brasileiro bate recorde de 27,5 milhões de espectadores em 2013; “Minha mãe é uma peça” é o filme mais assistido do ano


Cena do filme "Minha mãe é uma peça", que estreou no mês de junho deste ano e foi o campeão de bilheteria do cinema nacional

Rodrigo Rodrigues, Terra Magazine

“A Ancine divulgou nesta sexta-feira (20) o levantamento parcial dos filmes mais vistos de 2013 que, segundo a agência, é o melhor ano do cinema brasileiro dos últimos trinta. 

De acordo com o órgão, "Minha Mãe é uma Peça", estrelado pelo ator Paulo Gustavo e dirigido por André Pellenz, foi o filme nacional mais assistido do ano, atingindo 4,6 milhões de espectadores. 

A segunda posição ficou com "De Pernas pro Ar 2", de Roberto Santucci, que foi lançado na última semana de 2012 e atingiu a marca de 4,2 milhões ingressos vendidos, seguido por "Meu Passado me Condena", da diretora Julia Rezende, com 2,9 milhões de espectadores. 

A quarta posição ficou com “Vai que dá Certo", de Maurício Farias, que obteve 2,7 milhões de ingressos vendidos; e "Somos Tão Jovens", de Antonio Carlos da Fontoura – que conta a história do cantor Renato Russo, líder da banda Legião Urbana – fechando a lista parcial com 1,7 milhões de ingressos vendidos nos cinemas.

O levantamento não inclui as três últimas semanas deste mês de dezembro. Mas o filme "Crô, o Filme", de Bruno Barreto, "Faroeste Caboclo", de René Sampaio; "O Concurso", de Pedro Vasconcelos; e "Mato sem Cachorro", de Pedro Amorim, que ainda estão em cartaz, também devem figurar na lista oficial dos mais populares de 2013, segundo a Ancine.

Os números completos serão fechados apenas no final de janeiro.

Recorde
De acordo com a Agência Nacional de Cinema, 2013 está sendo muito comemorado pela entidade em virtude do número de espectadores que foram aos cinemas assistir algum filme nacional. Foram mais de 27,5 milhões de pessoas, o maior público dos últimos 30 anos para o cinema nacional. 

Além do recorde de público, a Ancine diz que 2013 foi positivo em virtude da maior diversidade de produções assistidas e de filmes lançados. 

Enquanto em 2012 o filme “Tropa de Elite 2”, de José Padilha, abocanhou sozinho cerca de 11 milhões de espectadores, neste ano o público foi mais espalhado e contemplando cerca de 120 produções nacionais que chegaram aos cinemas brasileiros, outro recorde do ano, de acordo com entidade.

Entre os filmes lançados neste ano, nove deles ultrapassaram a marca de um milhão de espectadores e 21 superaram os 100 mil ingressos vendidos.

Antes de 2013, o recorde de público do cinema nacional tinha sido registrado em 2010, ano que cerca de 25 milhões de espectadores haviam ido aos cinemas prestigiar as produções brasileiras.  

Participação
O cinema brasileiro em 2013 também cresceu em importância mercadológica. A participação dos filmes nacionais no mercado cinematográfico passou dos 10,62% de 2012 para 18,3% neste ano. 

O número representa R$270 milhões em ingressos movimentados pelo cinema brasileiro nas bilheterias do País.”

Nenhum comentário: