Elton John, Bad Religion, Laura Pausini, Metallica, Placebo e Guns N' Roses têm apresentações confirmadas no País

"O ano de 2014 será movimentado na música pop. Nomes como U2, Raimundos, Beck e até mesmo o músico Johnny Cash, morto há 10 anos, vão lançar discos inéditos.

Do Último Segundo

 E a agenda de shows internacionais já está sendo preenchida - o Brasil terá uma longa turnê do Guns N' Roses, a volta de Elton John e festivais como o Lollapalooza (na terceira edição) e o Sub Pop Festival (inédito).

- JANEIRO

Shows:

David Guetta: Nesta sexta (dia 10), o DJ apresenta-se no Rio Centro, no Rio de Janeiro. No dia 11, mostrará seu set pop eletrônico no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Já a última discotecagem no País será em Ribeirão Preto, no estádio Santa Cruz, no dia 12.

Esperanza Spalding: Nos dias 17, 18 e 19, a jazzista norte-americana junta-se ao violonista brasileiro Guinga para três shows no Sesc Pinheiros, em São Paulo. A cantora e baixista tocou no Brasil, em 2013, no BMW Jazz Festival.

Discos:

Raimundos: Primeiro disco do grupo em 11 anos, "Cantigas de Roda" tem produção de Billy Graziadei, do grupo Biohazard. A gravação aconteceu em Los Angeles com os R$ 123 mil arrecadados em um site de financiamento coletivo.

Bruce Springsteen: o disco "High Hopes" foi liberado para ser ouvido no dia 5, exatos 10 dias antes do lançamento oficial. É o sucessor de "Wrecking Ball", de 2012. Em 2013, o cantor fez apresentações explosivas no Brasil e prometeu voltar logo.

- FEVEREIRO

Shows:

The Offspring: Os shows do grupo californiano vão acontecer em Belo Horizonte, no dia 5; Florianópolis, no dia 7; e em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul (festival Planeta Atlântida) no dia 8 de fevereiro.

Bad Religion: O grupo de punk, formado em Los Angeles em 1979, apresenta-se em quatro datas, começando por Rio de Janeiro no dia 5 (Circo Voador); Santos no dia 7 (Capital Disco); São Paulo no dia 8 (HSBC Brasil), e Curitiba no dia 9 (Master Hall).

Laura Pausini: Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a cantora e compositora italiana se apresentará no Citibank Hall, em São Paulo. A artista atualmente está em turnê para celebrar os 20 anos de carreira.

Elton John: O cantor e compositor inglês apresentará a turnê do disco "The Diving Board", lançado em setembro de 2013, no Rio de Janeiro (HSBC Arena; 19/2), Goiânia (Serra Dourada; 21/2), Salvador (Fonte Nova; 22/2) e em Fortaleza (Castelão; 26/2).

Discos:

Beck: O cantor norte-americano famoso pelo hit "Loser" mostrará o inédito disco "Morning Phase" em fevereiro.

Blondie: O grupo liderado por Debbie Harry lança o disco "Ghosts of Download". O primeiro single, "A Rose by Any Name", saiu em junho de 2013.

- MARÇO

Shows:
Brujeria: Em um dos meses mais movimentados do ano, o grupo mexicano de heavy-metal com letras politizadas apresenta-se na Clash Club, em São Paulo, no dia 9.

Guns N' Roses: A banda de Axl Rose virá para uma megaturnê com sete datas no Brasil. O grupo começa pelo Rio de Janeiro no dia 20 e segue para Belo Horizonte no dia 22/3; Brasília, 25/3; São Paulo, 28/3 e Curitiba, 30/3. Há ainda duas datas em abril, nos dias 01/4 (Florianópolis) e 03/4 (Porto Alegre).

Metallica: No dia 22 de março, o grupo fará um show único no estádio do Morumbi, em São Paulo, com setlist que poderá ser votado pelos fãs. A vinda faz parte da turnê "Metallica by Request".

The Alan Parsons Project: Já no dia 28, Alan Parsons, que foi engenheiro de som do clássico disco "The Dark Side of the Moon", do Pink Floyd, toca com seu projeto de música progressiva no HSBC Brasil, em São Paulo. No dia 30, Parsons apresenta-se na capital fluminense, no Vivo Rio.

Hugh Laurie: O ator protagonista de "House" virá com seu projeto musical para shows nos dias 20/3 no Rio (Citibank Hall), 21/3 em Belo Horizonte (Chevrolet Hall), 23/3 em Brasília (Arena Brasília), 25/3 em Curitiba (Teatro Positivo), 27/3 em Porto Alegre (Teatro do Sesi) e nos dias 29 e 30/3 em São Paulo (Citibank Hall).

Him: Em 30 de março, o grupo finlandês de love-metal fará uma apresentação única no HSBC Brasil, em São Paulo. Esta será a primeira vez do grupo no País.

Discos:

Lily Allen: De acordo com a própria cantora, o aguardado terceiro disco, ainda sem nome, virá em março. O trabalho será o sucessor de "It's Not Me, It's You", de 2009, e terá "influencias feministas", disse ela à revista NME.

Johnny Cash: O cantor country norte-americano, morto há 10 anos, terá um disco inédito revelado em março. Gravado nos anos 1980, "Out Among the Stars" é uma relíquia que trará novos duetos de Cash com June Carter.

Sam Alves: O vencedor da segunda edição do "The Voice Brasil" lançará seu primeiro trabalho depois de ganhar o programa.


- ABRIL

Shows:

Lollapalooza: Nos dias 5 e 6 de abril, São Paulo recebe a terceira edição do festival com sede nos Estados Unidos. O evento acontecerá no Autódromo de Interlagos e terá os grupos Muse, Arcade Fire, Soundgarden, Nine Inch Nails, Pixies, Phoenix, Vampire Weekend, New Order, Lorde e outros.

Placebo: O grupo voltará ao Brasil para show no Citibank Hall no dia 14 de abril, em São Paulo. Este será a única data do grupo no País.

Misfits: Os norte-americanos do Misfits apresentam-se no Rio no dia 20 (Circo Voador), 21 em Belo Horizonte (Music Hall); 26 em Maringá (Out Maringá) e 27 em São Paulo (Espaço Victory).

Demi Lovato: A cantora fará cinco shows no País, começando por São Paulo em 24 e 25 de abril. Demi ainda passará pelo Rio (27/4); Brasília (30/4) e terá duas datas em maio em Belo Horizonte (01/5) e Porto Alegre (03/5).

Discos:

U2: Ainda sem nome, o disco terá produção de Danger Mouse e promete recuperar a sonoridade antiga da banda. A faixa “Ordinary Love”, feita para a trilha do filme em homengagem a Nelson Mandela, "Long Walk to Freedom", deve fazer parte.

- MAIO

Shows:

Megadeth: O grupo liderado por Dave Mustaine volta ao Brasil para show no Espaço das Américas no dia 4 de maio, em São Paulo. A apresentação faz parte da turnê comemorativa de 20 anos do álbum "Youthanasia" (1994).

Marillion: Os ingleses mostrarão seu rock neoprogressivo no dia 9 de maio em São Paulo (HSBC Brasil) e 10 de maio no Rio (Vivo Rio).

One Direction: A boy band fará três apresentações no Brasil, nos dias 8 de maio no Rio, na Praça da Apoteose, e em 10 e 11 de maio em São Paulo, no Estádio do Morumbi.

Sub Pop Festival: O evento acontecerá no dia 15 na Audio, nova casa de shows em São Paulo. O grupo Mudhoney é a principal atração do festival, que ainda terá os grupos Metz e The Obits.

- SETEMBRO

Shows:

Tarja Turunen: A ex-vocalista da banda finlandesa Nightwish e cantora soprano se apresentará em Belo Horizonte no dia 11, no Music Hall; em São Paulo, no dia 13, no HSBC Brasil; e no Rio de Janeiro, no dia 14, no Circo Voador.

- OUTUBRO

Shows:

Andre Rieu: O violinista holandês, de 64 anos, vai se apresentar no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 3, 4 e 5 de outubro. Ele virá acompanhado por sua Johann Strauss Orquestra.

Discos sem data de lançamento

Alguns discos ainda não tiveram as datas de lançamento definidas, mas já estão em processo de produção e gravação. O Metallica não lança um trabalho de inéditas há seis anos, desde "Death Magnetic", e promete um sucessor em 2014.

O Foo Fighters de Dave Grohl está se juntando em estúdio para novidades. Pode ser que seja lançado um novo disco do grupo ainda em 2014.

Mais uma parceria entre o cantor Tony Bennett e Lady Gaga, em disco completo, está prevista para o fim de 2014. "Cheek to Cheek" será um álbum de duetos na linha de “The Lady is a Tramp”, faixa que foi lançada em "Duets II", disco de Bennett com participação de Gaga.

Jay Z e Kanye West já deram pistas de que pretendem lançar "Watch the Throne 2" em 2014. O disco será um sucessor do álbum lançado em 2011 e terá os dois pesos-pesados do hip-hop americano em novas parcerias, após a fase de paternidade de ambos.

Agora que Adele vive a maternidade e o casamento, não se sabe como será o próximo disco, especulado para ser lançado em 2014. Os trabalhos anteriores da cantora ficaram famosos por suas letras de amores perdidos e muita mágoa.

Em outubro ou novembro, Steven Tyler, vocalista do Aerosmith, poderá lançar seu primeiro disco solo, com colaboração de Marti Frederiksen, coautor do hit "Jaded".

Também no caminho solo está o vocalista do Blur, Damon Albarn. Espera-se. O cantor já soltou um vídeo teaser, que o mostra em momento introspectivo no teclado.

Do lado nacional, a Nação Zumbi também trabalha um novo disco, o primeiro desde 2007, que deve ser lançado em 2014. A gravação está sendo viabilizada pelo projeto Natura Musical.

Há ainda enorme expectativa para um disco do Racionais MC's - o último lançamento da banda é de 2002. Em entrevista à revista "Rolling Stone", Mano Brown disse que o grupo entraria em estúdio neste ano."

Nenhum comentário: