Cinema e vanguarda: a arte dos cartazes soviéticos

Uma exposição em Londres explora a era dourada dos cartazes de cinema na União Soviética. A mostra está na GRAD: Galeria para Artes e Design da Rússia. (Acima: Irmãos Stenberg, 'Encouraçado Potemkim', 1925/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
Na década de 1920, o cinema prosperou na União Soviética e os longas inovadores em preto e branco contavam com cartazes coloridos e ousados, criados por uma geração de artistas gráficos. (Acima: Irmãos Stenberg, cartaz para o filme 'Three Million case', 1926/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
Um destes artistas gráficos era Aleksandr Naumov, que, como muitos de seus colegas, criou capas de livros, cenários de teatro e até interiores. Ele morreu aos 29 anos, afogado, um ano depois da criação deste cartaz. (Acima: pintura a óleo de Aleksandr Naumov, 1927/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
Esta é uma entre nove partes do cartaz do filme 'Outubro', de Sergei Eisenstein, uma das maiores propagandas de filmes criada para este período. Esta parte é a única que sobrou do cartaz todo. (Acima: Irmãos Stenberg, cartaz para 'Outubro', filme de Sergei Eisenstein, fragmento, 1927/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
Este cartaz, outra produção soviética, mostra a assinatura dos irmãos Georgii e Vladimir Stenberg, '2 Stenberg 2'. Os artistas eram inseparáveis até a morte trágica de Georgii, em um acidente de carro, em 1933. (Acima: Irmãos Stenberg, cartaz para 'The Screw from Another Machine', 1926/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
Cores vivas e um oblíquo senso de perspectiva eram características marcantes nas obras dos Stenberg. (Acima: Irmãos Stenberg, 'Sporting Fever', 1928/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
O filme 'A Real Gentleman', de 1928, é protagonizado pelo ator Monty Banks. As produções americanas eram muito populares na União Soviética da década de 1920 e os lucros com as exibições eram revertidos para as produções locais. (Acima: Irmãos Stenberg, 'A Real Gentleman', 1928/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
Este cartaz é do filme 'The Decemberists', um longa histórico que mostra um incidente conhecido na Rússia, quando um grupo de aristocratas tentou derrubar o czar Nicholas 1º em dezembro de 1825. (Acima: Irmãos Stenberg e Yakov Ruklevsky, 'The Decembrists', 1927/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
Na década de 1920 havia uma produção em massa destes cartazes de filmes. Eles eram feitas para serem usados apenas uma vez e poucos cartazes originais sobreviveram. (Acima: Irmãos Stenberg, 'Death Loop', 1929/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
Yakov Ruklevsky, o artista que criou o cartaz acima, foi o diretor da Reklam Film, o departamento que encomendava os cartazes de filmes. A mostra Kino/Film: Soviet Posters of the Silent Screen está em exibição na GRAD: Gallery for Russian Arts and Design. (Acima: Yakov Ruklevsky, 'Outubro', 1927/GRAD: Gallery for Russian Arts and Design)
Da BBC Brasil

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...