8 games para aprender sobre sustentabilidade

JumalaSika ltd. Foto: Fotolia.com
"Em comemoração ao dia do meio ambiente, o Porvir separou dicas de jogos que ensinam a cuidar do planeta de forma divertida

Envolverde / Porvir

Ontem foi celebrado o dia internacional do meio ambiente. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) no ano de 1972, como uma forma de conscientizar a população mundial sobre temas ambientais, promovendo o debate, a valorização e a preservação do planeta. Já que nas últimas décadas a temática da sustentabilidade passou a ocupar espaço em grandes conferências e ganhou visibilidade em diferentes meios de comunicação, os professores podem aproveitar o momento e levar o assunto para dentro da sala de aula.

Para aprender a cuidar do planeta de forma divertida, o Porvir separou uma lista com dicas de jogos que trazem discussões sobre sustentabilidade e consumo consciente. Os games abordam temas como reciclagem, desenvolvimento sustentável de cidades, reflorestamento, impacto ambiental e lixo eletrônico. Eles estão disponíveis de forma on-line e podem ser usados com alunos do ensino fundamental e médio.

Confira a lista com 8 games separados pelo Porvir:

1. Cidade Verde

Com esse game, o aluno assume o papel de reestruturar uma cidade para que ela não seja penalizada pela WEPA, órgão responsável por monitorar impactos no meio ambiente. Como prefeito da cidade, o jogador precisa tomar decisões para garantir suprimento para a população, ao mesmo tempo em que se preocupa o crescimento do local de forma sustentável.

2. Coleta seletiva

Memorizar as cores utilizadas na coleta seletiva pode se tornar uma tarefa mais divertida com o apoio de um jogo. Com esse game, os alunos aprendem a forma correta de separar os resíduos para a reciclagem. Após uma breve explicação sobre o que deve ser descartado em cada recipiente, o jogador assume a tarefa de ir separando os materiais que aparecem em um esteira.

3. SOS Mata Atlântica

No game, desenvolvido pela Fundação SOS Mata Atlântica, o jogador deve executar uma série de atividades que variam entre o reflorestamento, coleta seletiva, controle da qualidade da água e o combate à caça predatória. Ao completar cada missão proposta pelo jogo, o usuário adquire uma bonificação que aumenta a sua consciência ambiental e libera uma variedade maior de árvores nativas da Mata Atlântica para a sua floresta.

4. Quiz sobre sustentabilidade

O Quiz tem perguntas sobre diversos temas ligados à sustentabilidade. Cada resposta correta é contabilizada na pontuação do jogador. No final, se o aluno errou muitas perguntas, o game sugere que ele estude mais sobre o assunto.

5. Game Change Rio

Nesse game, o jogador assume o papel de um economista chefe da ONU para o meio ambiente. A sua tarefa é aplicar políticas de sustentabilidade para que a cidade cresça sem poluir, conciliando o desenvolvimento industrial e social do local. Os dados das simulações presentes no jogo foram elaborados com base no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

6. Calculadora da pegada ecológica

Com uma ferramenta dinâmica de perguntas e respostas, o usuário marca as opções que melhor se enquadram ao seu padrão de consumo. Feito isso, ele consegue ter uma estimativa aproximada da sua pegada ecológica. A ferramenta ajuda o estudante a entender as consequências das suas ações no meio ambiente.

7. Hora do Planeta

A Hora do Planeta é conhecida como uma data simbólica em que todas as pessoas são convidadas a apagar as luzes, mostrando a sua preocupação com o aquecimento global. Da mesma forma, o game desenvolvido pela WWF-Brasil propõe que o jogador desligue o máximo possíveis de luzes em uma cidade. De forma lúdica, o jogo incentiva a consciência ambiental e apresenta a data simbólica ao aluno.

8. Reduzindo o lixo eletrônico

Desenvolvido pelo Instituto Akatu, uma organização que trabalha pela conscientização e mobilização para o consumo consciente, o game tem como pano de fundo o tema lixo eletrônico. Nesse game, o jogador é desafiado a consertar celulares quebrados e dar uma nova vida para eles."

* Publicado originalmente no site O Porvir.

(O Porvir)

Nenhum comentário: