Lista dos 10 filmes mais estranhos de 2014


Wilson Ferreira, Cinegnose

"Um homem luta boxe sem luvas contra um palhaço de circo afeminado vestido como uma cenoura. O pai é um sujeito com a cara de Joseph Stalin e a mãe só se comunica através do canto lírico. Essa é uma passagem do filme “Dança da Realidade” dos mestre dos “Weird Movies”, Alejandro Jodorowsky. “Weird Movies”, ou “filmes estranhos”, numa tradução próxima, são filmes que exploram o duplo sentido da palavra “weird”: “destino” ou “estranho, surreal”.

Nessa lista dos filmes mais “weird” ou “estranhos” de 2014, percebemos a proximidade dessas produções com a noção de “filme gnóstico” – o surreal e o estranho como instrumentos de desconstrução do princípio de realidade - na foto "Dança da Realidade" de Alejandro Jodorowsky.

<--break- />
Uma das fontes de informações cinematográficas alternativas para o Cinegnose é o site 366 Weird Movies, uma espécie de radar de filmes cinematicamente estranhos, bizarros e surreais. O seu interessante conceito de “filme estranho” muitas vezes coincide com a noção de “filme gnóstico” explorada por esse blog.

A espinha dorsal do site é a construção sempre mutante de uma lista de 366 filmes estranhos. Por que 366? Essa é uma explicação também estranha: um filme para cada dia do ano (um a mais para os anos bissextos). Como cada dia do ano está associado a um santo católico, os autores do site acreditam que todos os dias deveriam ter seu próprio filme estranho...

O site 366 Weird Movies fez uma lista do que considera os 10 filmes mais estranhos de 2014 que, para nós, coincide com o que definimos como filmes gnósticos em stricto sensu ou filmes que exploram elementos gnósticos ou esotéricos. Conforme o leitor verá na lista abaixo que comentaremos, alguns já foram analisados pelo Cinegnose e outros estão “Em Observação” para serem em breve também analisados.

O que é um “Weird Movie”?

A palavra inglesa “weird” (estranho) deriva da palavra germânica “wyrd”, que significa “destino”. Essa palavra encontrou o seu significado atual de “estranho, surreal” através de Shakeapeare com as “Weird Sisters” que prediziam o destino de Macbeth, ao mesmo tempo “weird” (“estranhas”) nos sentido moderno quanto “wyrd” no sentido pagão.

Portanto, “weird movie” é muito mais do que um filme “estranho” no sentido dado em português (do latim “extraneum” – o que é de fora, estrangeiro), mas a combinação das ideias do maravilhoso e do fantástico com aquilo que é excêntrico, estranho ou incomum.

Dessa maneira, esse conceito aproxima-se do “gnostic movie” ou filme gnóstico: narrativas cinematográficas onde mostram protagonistas em situações onde a familiaridade usual se reverte em algo não-familiar, “estranho”, acontecimentos que fazem a realidade repentinamente foge à conformidade cotidiana.

Mas, para o 366 Weird Movies, essa categoria de filmes englobariam também os filmes “mal feitos”, trashs e produções B do passado ou atuais que imediatamente se tornam cults.


10. Witching and Bitching (Las Bruxas de Zugarramurdi, Espanha) –

Baseado em caso real ocorrido em 1610 em Logroño na Espanha em 1610 quando a Inquisição mandou queimar 40 pessoas acusadas de serem bruxas.

O filme conta a história de José (um pai divorciado) e um jovem desempregado, Antonio. Após assaltarem uma ourivesaria em Madrid tentam fugir para a França num taxi. Mas tudo começa a dar errado quando se perdem nos bosques do País Basco e acabam nas mãos de uma família de bruxas de três gerações.

Terror trash do espanhol Álex de Iglesia sobre desempregados e perdedores (reflexo cinematográfico da atual crise econômica na Espanha) que com um assalto tentam mudar a vida. Crítica social, violência hiper-realista, humor negro. Um mix de Tarantino com cinema Fantástico.

Por que está “Em Observação?”: o gênero terror é um ótimo objeto para as análises de psicanálise no cinema. Ainda mais quando é em estética trash e hiperviolenta: arquétipos e simbolismo ficam mais explícitos.


9. Sob a Pele (Under the Skin, Reino Unido) – Scarllet Johanson faz um alien que chega à Escócia determinado a seduzir homens solitários, leva-los para seu loft e afundá-los em um poço de gosma preta por alguma razão de outro mundo. Aos poucos, e de forma relutante, aprende o que é ser um humano. Em ritmo lento, cheio de imagens simultaneamente bizarras e poderosas.

Por que está “Em Observação”? - aliens que vêm à Terra já são, em si, um tema gnóstico – podem ser a metáfora da própria condição humana como um alien preso em um mundo inóspito. Aqui, ainda o diretor Jonathan Glazer faz uma alegoria sobre as coisas que separam desde sempre homens e mulheres e o drama da incomunicabilidade e solidão.

Por que está “Em Observação”? - aliens que vêm à Terra já são, em si, um tema gnóstico – podem ser a metáfora da própria condição humana como um alien preso em um mundo inóspito. Aqui, ainda o diretor Jonathan Glazer faz uma alegoria sobre as coisas que separam desde sempre homens e mulheres e o drama da incomunicabilidade e solidão."
Matéria Completa, ::AQUI::

Nenhum comentário: