As incríveis máquinas mutantes de ‘Mad Max’

Quase 150 carros, motos e caminhões foram montados para 'Mad Max: Estrada da Fúria'
BBC

Com uma das mais eletrizantes cenas de perseguição da história, o mais recente filme da cultuada série de ação coloca os veículos sob os holofotes, enquanto Max Rockatansky (Tom Hardy) luta contra o malvado Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne) e seu sanguinário exército de War Boys.

Quase 150 carros, motos e caminhões – todos conduzíveis – foram construídos especialmente para o filme. E são suficientemente resistentes para sobreviver aos meses de filmagem intensa no deserto da Namíbia.

Aqui estão algumas das máquinas mutantes mais impressionantes do filme.


O Interceptor de Max


Um dos principais personagens da franquia, assim como Max, é seu Ford Falcon Coupé 1974 preto, um ícone da indústria automotiva australiana.

A fera turbinada foi destruída duranta uma das sequências de perseguição do segundo filme da série. Mas agora está de volta restaurada e armada, fazendo o chão tremer com suas quatro rodas depois de ter sido capturada pelos War Boys.

"Eles fazem o carro ficar ainda mais radical", conta o diretor George Miller. "Tudo no Interceptor era preto, mas os War Boys fazem um polimento até a máquina ficar com uma cor prateada fosca, além de instalar nela um motor gigantesco e mais poder de fogo."

O War Rig de Furiosa


A personagem de Charlize Theron, a imperatriz Furiosa, pilota esse caminhão de 18 rodas e duplo motor V8 - uma tenebrosa fusão entre o Tatra, feito na República Tcheca, e o Chevrolet Fleetmaster.

Os War Boys ficam de guarda sob o teto de um Fusca soldado à popa.

"O War Rig é uma presença diferenciada no filme, por isso passamos um longo tempo projetando-o", revela Miller. "Ele está todo coberto de piche e os War Boys colocam pontas de lança e caveiras nele para afastar as pessoas e dar medo a qualquer um que queira atacá-lo."


O Gigahorse de Immortan Joe


Dentre as dezenas de máquinas completamente mutantes usadas no filme, o Gigahorse é possivelmente a mais maluca de todas.

Movida por dois imensos motores V16, o veículo particular de Immortan Joe é o resultado da combinação de um par de Cadillac DeVilles 1959 ocos erguidos por rodas duplas traseiras com 2 metros de altura.

O diretor Miller descreve o Gigahorse como um "Cadillac anabolizado".

O Chevrolet Coupé de Nux

Max passa uma boa parte do filme amarrado na frente desse Chevrolet coupé de cinco janelas – a "carruagem" particular do guerreiro Nux, interpretado por Nicholas Hoult.

Inspirada em um calhambeque clássico, essa fera é alimentada por um potente motor V8 de óxido nitroso, soltando fumaça a partir de dois gigantescos canos de escapamento laterais.

O Bigfoot de Rictus Erectus

O ex-lutador profissional e agora ator Nathan Jones mede 2m13. Em Estrada da Fúria, seu personagem, Rictus Erectus, dirige um veículo literalmente à sua altura: um Fargo de aço batido dos anos 40, com uma suspensão de 120 centímetros separando a carroceria dos gigantescos pneus Terra de 167 centímetros.

O motor do caminhão, um monstro de 9,8 litros, faz dele "o único veículo capaz de escalar uma montanha desabada", segundo o diretor de arte do filme, Colin Gibson.

Os calhambeques espinhentos da tribo dos Buzzard


Esse buggy enferrujado e cheio de pontas faz parte da tribo Buzzard, uma coleção de calhambeques espinhentos feitos para espetar qualquer coisa que cruze seu caminho.

O "carro-chefe" da gangue, o Buzzard Excavator, é um trator MAN 6x6 coberto por 1.757 pontas de aço feitas à mão a partir de carros antigos.

Um total de 5 mil desses pregos enferrujados foram soldados nos carros da frota Buzzard.

Os Claws Cars dos War Boys


Os temíveis Claws Cars dos War Boys são projetados para deixar para trás uma trilha de veículos inimigos esmagados e arranhados.

"Eles têm uma geringonça esquisita atrás que funciona como gigantescas âncoras que caem e escavam a terra para oferecer uma contraposição", comenta o principal desenhista de storyboard do filme, Mark Sexton. "Eles então usam essa força para fazer os carros inimigos desacelerarem."

Um dos veículos é um guincho Mack armado com lançadores de arpão para agarrar suas presas.

A Doof Wagon de Doof Warrior

Para se prepararem para o combate, os carros dos War Boys fazem um comboio em torno da Doof Wagon – uma gigantesca estrutura rodante com dutos de ar condicionado usados para liberar som para trás.

Doof Warrior, um músico que solta fogo com sua guitarra elétrica, fica à frente do veículo preso por uma corda de bungee jumping.

O personagem é interpretado pelo ator e cantor australiano Sean Hape, mais conhecido como iOTA, e que compôs seus lemas de guerra diretamente do palco montado na Doof Wagon."

Nenhum comentário: