10 filmes sobre felicidade para alegrar (ou apertar) o seu coração


Do Geekness

"O que te faz feliz? Esta é uma pergunta que tem inúmeras respostas. Há quem seja feliz ao dar um gole de água fresca, ou quando repara em um sorriso sincero. O conceito de felicidade é amplo, complexo, profundo.

Para nos aprofundarmos um pouco mais no assunto, selecionamos dez filmes sobre felicidade que abordam o tema de pontos de vista distintos. Tratam de amor, amizade, dificuldade, e a busca incessável por este bem-estar pleno.

“Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos.”
- William Shakespeare
10 filmes sobre felicidade

Hector em Busca da Felicidade (Hector and the Search for Happiness)


Nada melhor do que começar uma lista sobre felicidade com este maravilhoso filme. Hector é um psiquiatra que tem uma vida perfeita. É bem-sucedido na profissão, no casamento, mas de repente começa a pensar em o que é felicidade para as pessoas. Inclusive para ele. Partindo disso, ele dá um tempo de sua rotina para viajar e descobrir o que as pessoas consideram felicidade. Uma história inspiradora, cheia de mensagens lindas e que com certeza fará você parar para refletir.

O brilho eterno de uma mente sem lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind)


Este filme excêntrico sobre amor romântico traz uma linha narrativa nada convencional. Você começa sem entender nada e aos poucos as peças do quebra-cabeça vão se montando, para finalmente revelar uma história digna de explodir cabeças. Trata principalmente de memória e passado e como uma relação de um casal de constrói e desconstrói ao longo do tempo.

Patch Adams


Apesar de ter sido renegado pelo verdadeiro Patch Adams, este filme retrata um pouco de como é a filosofia do amor adotada por este médico norte-americano. Fã de poesias e sorrisos, o doutor é reconhecido pelo seu lado humanista e pelo excelente trabalho ao cuidar, com muito humor, de enfermos – muitos deles em fases terminais. Um homem que tem como objetivo de vida disseminar o amor e com ele mudar o mundo.

À Procura da Felicidade (The Pursuit of Happyness)


Um filme que acompanha a trajetória vivida por Chris Gardner, um homem que passou por extremas dificuldades financeiras e vendia aparelhos médicos que ninguém queria comprar, por serem caros. A narrativa foca na persistência de Gardner, que começa a trabalhar em uma corretora de ações, sem receber salário, mas acredita que no futuro pode ser contratado. Em meio a diversos problemas, o rapaz se esforça ao máximo para obter sucesso e, consequentemente felicidade na vida. Para ele e seu filho de cinco anos (no filme, interpretado pelo verdadeiro filho de Will Smith, Jaden).

Adeus, Lênin! (Good Bye, Lenin!)


Um filme que retrata o esforço de um filho para ver sua mãe feliz, especialmente em uma época delicada em que ela acaba de sair de um coma. Alexander é um jovem que se protesta contra o governo durante a época da queda do Muro de Berlim, mas sua mãe – que é professora e favorável ao regime soviético, sofre um ataque cardíaco e sai do hospital depois de oito meses. Logo, ela não sabia que a Alemanha se tornara um país com regime capitalista. Para não impactar sua mãe, Alexander dá um jeito de maquiar o mundo do lado de fora, tornando o local um verdadeiro museu do socialismo.

Up – Altas Aventuras (Up)


Uma das mais lindas animações da Pixar, Up – Altas Aventuras conta a história de um velhinho viúvo chamado Carl, que decide se mudar para o Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. Ele embarca em uma aventura com personagens hilários, como um menino escoteiro protetor da natureza, um cão falante, uma ave tropical e um explorador. Além da aventura eletrizante, o filme traz valiosas mensagens sobre a felicidade.

A Vida é Bela (La vita è bella)


Um judeu chamado Guido, graças ao seu humor e inteligência, consegue tornar as coisas menos drásticas e horrorosas para o seu filho, enquanto vivem na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O amor do pai faz com que ele consiga uma forma leve de lidar com as coisas e principalmente fazer com que o pequeno Giosuè acredite que esteja participando de um jogo, ao invés da desgraça que ocorre no ambiente em sua volta.

Pequena Miss Sunshine (Little Miss Sunshine)


Uma grande e dedicada família sai em viagem para que Olive participe de um concurso chamado “A Pequena Miss Sunshine” na Califórnia. A viagem leva três dias e eles a fazem em três dias, passando por momentos de descobertas, tristezas e alegrias. Os personagens da família são todos excêntricos – incluindo a pequena Olive, que é sonhadora e desengonçada — e com certeza este é um dos filmes de comédia mais legais já lançados.

StarDust



Inspirado na novela de Neil Gaiman, StarDust conta a história de um garoto chamado Tristan que promete buscar uma estrela cadente para a menina que ama – apesar de ela não se interessar por ele. Para isso, ele se envolve em um mundo fantástico cheio de feitiços, personagens caricatos, engraçados, maléficos e bruxas. Uma história de um menino que busca nas estrelas o segredo para a felicidade.

A Vida Secreta de Walter Mitty (The Secret Life of Walter Mitty)


Filme de aventura, fantasia e comédia dramática que conta a história de Walter Mitty um gestor de fotografias na revista Life. Ele frequentemente tem devaneios acordado, e tem uma queda por sua colega Cheryl. Quando recebe a notícia de que a revista será fechada e precisa buscar um negativo de uma foto que será a última capa da revista, ele percebe que o negativo desapareceu e parte em uma aventura em busca dessa última fotografia.

Cheio de sutilezas, o filme mostra como é importante irmos em busca dos nossos objetivos ao invés de ficar sentados esperando que eles acontecem como um passe de mágica. Além disso, também é preciso perceber que as respostas podem estar embaixo dos nossos narizes e muitas vezes nos cegamos a elas. Um ótimo filme para lembrar que mais importante que sonhar é viver."

Nenhum comentário: