Reencontro com Renato Russo emociona brasilienses


Com projeção holográfica do líder da Legião Urbana o show foi conduzido pela Orquestra Sinfônica de Brasília e contou com a participação de grandes nomes do cenário musical, como Lobão, Zélia Duncan, Zizi Possi, Ivete Sangalo, Sandra de Sá, Ellen Oléria, Fernanda Takai e Hamilton de Holanda


Os gritos de gol deram lugar a um coro de cerca de 45 mil vozes no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, na noite deste sábado (29/6). Unidas por um único objetivo: homenagear um dos maiores ídolos do rock brasileiro. Esse foi o clima do espetáculo Renato Russo Sinfônico, primeiro evento cultural da arena que há duas semanas recebeu a abertura da Copa das Confederações, entre Brasil x Japão.

Com projeção holográfica do líder da Legião Urbana o show foi conduzido pela Orquestra Sinfônica de Brasília e contou com a participação de grandes nomes do cenário musical, como Lobão, Zélia Duncan, Zizi Possi, Ivete Sangalo, Sandra de Sá, Ellen Oléria, Fernanda Takai e Hamilton de Holanda. A apresentação será única em todo o Brasil.

Fã da Legião Urbana desde os sete anos de idade, a professora de inglês Sarah Fernandez, 25 anos, contou  a sua emoção. “Achei o show muito emocionante, especialmente as músicas instrumentais”, disse Sarah.

Já Cristina Mariano Bezerra, estudante de enfermagem, destacou a estrutura do show com grandes nomes da música brasileira em uma homenagem a Renato Russo e a beleza do estádio. “Fiquei encantada com a beleza do estádio Mané Garrincha. Brasília realmente estava precisando de um espaço deste nível. Espero que com um volume maior de ingressos vendidos, os preços diminuam para que possamos voltar com mais frequência”, ressaltou.

Incentivo à cultura – Além dos fãs de Renato Russo, o show também contou com a presença especial de 10 mil alunos da rede pública de ensino do DF. Os estudantes, acompanhados por seus professores, ganharam os convites do GDF, que já havia feito promoção semelhante em jogos de futebol realizados no Estádio Mané Garrincha.

A Secretaria de Educação disponibilizou o transporte que levou os jovens, matriculados no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos. Estudante do 2º ano do ensino médio, Fernando Silva, 15 anos, ficou encantado com tudo o que viu. “Se não fosse essa oportunidade, jamais teria condições de vir a um show como esse. Além disso, ainda conheci o estádio, essa obra grandiosa, e vários artistas famosos”, contou Fernando.

Arena multiuso – Após receber a abertura da Copa das Confederações e jogos dos Campeonatos Brasiliense e Brasileiro, o Mané Garrincha se consolida como arena multiuso ao receber seu primeiro evento cultural. Antes mesmo da Copa do Mundo, em que Brasília sediará sete jogos em junho do ano que vem, o estádio já tem uma agenda diversificada para os próximos meses.

No sábado (6/7), o gramado receberá mais uma partida do Campeonato Brasileiro, Flamengo x Coritiba. Os fãs de Beyoncé também já podem comemorar: a cantora pop norte-americana encerrará na capital federal a turnê do show “Mrs. Carter Show” pelo Brasil, no dia 17 de setembro.

Legado – Para o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o show coloca o estádio e a cidade em definitivo no roteiro dos grandes eventos. “Depois de 25 anos, estamos com a participação de vários artistas, homenageando Renato Russo, um grande artista da cidade, no Mané Garrincha. Essa é uma pequena amostra do que vai acontecer no universo cultural da cidade. Além de atrair grandes eventos, a arena multiuso representa um legado extraordinário que vai trazer investimentos, promover desenvolvimento econômico e incrementar o turismo, o comércio, os serviços”, destacou o governador.

Para o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, o show é a inauguração de mais um potencial do estádio. “Essa festa marca o reencontro de Renato Russo com sua cidade. Hoje, Brasília recebe, em um espaço moderno, a primeira manifestação cultural que determina o caráter multiuso dessa arena”, afirmou.

 “O show, por ser o primeiro evento cultural no Mané Garrincha, serve como um teste na área. Agora, podemos avaliar o impacto desse segmento na economia local”, afirmou o secretário extraordinário da Copa 2014, Claudio Monteiro.

Emoção – O espetáculo foi marcado pelo encontro de vários gêneros musicais interpretando grandes sucessos de Renato Russo. A primeira a entrar no palco foi a cantora Sandra de Sá, que esquentou a noite com a canção Mais do mesmo. Em seguida, o vocalista da banda Móveis Coloniais de Acaju homenageou o conterrâneo de coração com os versos de Ainda é cedo.

O público foi ao delírio quando a voz poderosa da brasiliense Zélia Duncan ecoou na arena ao som de dois clássicos da Legião: Eu sei e Quase sem querer. As cantoras Zizi e Luiza Possi cantaram Pais e Filhos e emocionaram os fãs de Renato, que, de pé, curtiram a música Giz, na voz de Fernanda Takai, e Monte Castelo, com a baiana Ivete Sangalo.

Em alguns momentos do show, a multidão assumiu o vocal em versões instrumentais de Por enquanto, Quando o sol bater na janela do teu quarto e Índios, interpretadas pela violinista estadunidense Ann Marie Calhoun e pelo bandolinista Hamilton de Holanda. Com seus óculos escuros e sua marra, o cantor Lobão fez todos vibrarem no refrão da música Perfeição.

Jerry Adriani pulou e fez todos pularem com outro clássico, Tempo perdido. Um dos pontos altos do show foi com a música Faroeste Caboclo, na voz do vocalista da banda brasiliense Natiruts. E quando as luzes se apagaram, as primeiras imagens holográficas de Renato Russo surgiram no centro do palco. Com suas danças tão características, o líder da Legião foi ovacionado com a música Há tempos.

Holograma – A tecnologia do holograma foi utilizada pela segunda vez no mundo. A primeira foi na Califórnia (EUA), em 2012, com projeção do rapper americano Tupac Shakur, morto em 1996. Ao final do show, todos os artistas voltaram ao palco para cantar um dos hinos da Legião, a música Será. A multidão ainda pediu outro clássico, Que país é esse, que foi improvisada por Renato Rocha, ex-baixista da Legião Urbana.”

Nenhum comentário: