Cartaz de filme mostra Brad Pitt no lugar de protagonista negro

Cartaz racista? (Reprodução)
Redação, Adnews / Folha de S. Paulo

"O novo filme do diretor Steve McQueen, “12 Anos de Escravidão” é um dos longas mais cotados para o Oscar 2014. A obra aborda o tema da escravidão e das atrocidades cometidas no passado. Porém, parece que alguns de seus cartazes de promoção passam uma mensagem bem diferente.

A história apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um escravo liberto que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos (Michael Fassbender) a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Ele é resgatado apenas doze anos mais tarde, por um advogado (Brad Pitt).

No entanto, a empresa BIM Distribuzione, responsável pela distribuição do drama na Itália, divulgou cartazes com a imagem de Pitt e Fassbender em vez do protagonista (que aparece apenas em um canto inferior).

Quando vários espectadores começaram a compartilhar nas redes sociais as fotos dos cartazes localizados nos cinemas italianos, estranhando a ausência de Chiwetel Ejiofor, a Summit Entertainment, filial da Lionsgate, distribuidora do filme, ordenou que todo o material de promoção fosse retirado, explicando em comunicado não ter autorizado a utilização destes cartazes.

A empresa alega que os pôsteres não foram aprovados por nenhum dos produtores do filme e responsabilizou a distribuidora por toda a campanha. Procurada, a BIM Distribuzione não comentou o fato."

Nenhum comentário: