Em clima de Copa e bem acompanhado, rapper Rashid lança novo clipe


Rashid, Cortaz e as bandeirinhas Upsla Fernandes e
Fefa Lacerda. Clipe destaca elo entre futebol e periferia

'Bate e Gol' tem participação do ator Milhem Cortaz e de vários ativistas do mundo rap

Xandra Stefanel,RBA

Depois do clipe de Virando a Mesa, em setembro passado, com Rony Jason, do MMA, o rapper Rashid lançou nesta quarta-feira (11) mais um clipe da mixtape Confundindo SábiosBate e Gol traz um jogo de futebol que, além do ator Milhem Cortaz, de Tropa de Elite, reúne vários parceiros de rap de Rashid, como Xis, Emicida, Kamau, Projota, Rael, DJ Nyack, Flow MC e também profissionais que atuam nos bastidores dos shows. A ideia do clipe era reunir uma das paixões de Rashid, o futebol, e seus principais parceiros, também amigos pessoais.

“Muitos dos ‘jogadores’ eu encontro com frequência não só em shows, mas também em peladas que marcamos para aliviar o estresse e colocar o papo em dia. Até meu pai está no clipe, é um dos jogadores. Então, fazer um clipe com essa pegada, ao mesmo tempo em que parece algo despretensioso, mostra a nossa essência, um pouco da nossa diversão nos bastidores dessa correria”, afirma o rapper, que assume que a Copa do Mundo de 2014 também serviu de inspiração.


A música, tensa e de batida forte, acompanha uma letra que faz do jogo de futebol uma metáfora da vida na periferia: “Falido eu já nasci, daqui só dá pra melhorar. Me diz onde tá escrito ‘proibido arriscar’. Vagabundo, nenhum time treina pra empatar. Escalei minha dedicação, atacante, titular. O jogo é duro e bico tenta se meter na pauta. Desculpa, só que gandula não apita falta. Graduado na arte de se virar, barreiras eram pra impedir? A gente achou que era pra derrubar”.

O clipe também tem participação das bandeirinhas Upsla Fernandes e Fefa Lacerda que, vestidas com roupas curtas, “sensualizam” demais e enfrentam o risco de reforçar o preconceito que as mulheres ainda sofrem quando entram em campo como assistentes do árbitro.

A direção ficou por conta de Raul Machado e Emiliano Kore. Machado já assinou clipes de Chico Science e Nação Zumbi, Planet Hemp, Raimundos, Rappa e Sepultura, além de ter trabalhado em produções internacionais da banda Rage Against the Machine e Marilyn Manson.

A mixtape Confundindo Sábios alcançou 100 mil downloads gratuitos e ficou em primeiro lugar da categoria rap/hip hop do iTunes. Segundo Rashid, em 2014 ele deve lançar seu primeiro disco. “É um longo processo e preciso de tempo para evoluir, renovar, buscar outros rumos na música sem perder a essência do rap brasileiro. Com certeza 2014 nos reserva boas surpresas”.

O rapper se apresenta neste sábado, 14, na Da Leoni Bar e Danceteria. O show terá participação especial de Kamau, Di Melo e de Tássia Reis, além da discotecagem do DJ Mr Brown e DJ Alves.”

Nenhum comentário: