A experiência da bicicleta na música e no cinema


Wilson Roberto Vieira Ferreira, Cinegnose

“Qual a representação do imaginário da bicicleta na música e no cinema? Para nossa surpresa encontramos uma conexão sincromística entre estas representações que relacionam a bicicleta com um particular estado de consciência (pelo seu singular design que funde homem e máquina) e o gnosticismo do pensador Basilides: o alterado estado mental de "suspensão" que permitiria silenciar o ruído da linguagem para que ouçamos o espírito.

Basilides, um dos primeiros professores gnósticos em Alexandria, Egito, no século II da Era Cristã, nutria uma radical desconfiança em relação à capacidade da linguagem apreender a realidade. Sua teoria pode ser resumida na ideia da Grande Negação: se a verdade sobre Deus está além do conhecimento humano, a negação do conhecimento e da linguagem é o sagrado caminho.

No seu escrito “Sete Sermões aos Mortos” Basilides afirma que diante da plenitude (Pleroma – a origem de onde tudo foi emanado) “pensamento e existência cessam porque o eterno é desprovido de qualidade”. O mundo criado (o cosmos físico), ao contrário, é regido pelo princípio de “diferenciação” onde aquilo que era uno é cindido em qualidades opostas. Através da linguagem e do conhecimento o homem torna-se obcecado em apreender as qualidades do devir nomeando-as através de conceitos e palavras uma realidade que é difusa, fluída, relativa. Se as qualidades do Pleroma são pares opostos que se anulam mutuamente (a união dinâmica dos opostos: plenitude/vazio, belo/feio, tempo/espaço, energia/matéria etc.), ao contrário, a linguagem humana as diferencia, discrimina, tonando-nos vítimas dos pares de opostos.”
Artigo Completo, ::AQUI::

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara, muda essa imagem do post. Isso é uma cartela de LSD, caso vc não saiba.

Anônimo disse...

eu só abri o link por causa d foto do doce ali! OPAEKOPAEKOAPEKOPAEKEAOPKEAOPKAEOPKAEOPKAEPO daaaaaaaaaaaaaaale BIKE 100

Anônimo disse...

Pensei que tu ia falar de doce mano. To locão aqui lendo coisa de careta! USHAUHAUWHDAJWDHKJAWKLDJAWKDKAÇ2L

Anônimo disse...

KKKKKKk achei que era algo relacionado a LSD hahuahauhauahuah

Anônimo disse...

jkkkk achei que eraalgo relacionado a doce hehehehe Isso ai é uma cartela de bike100