Documentário quer explicar aos jovens as origens do golpe de 1964

Cena de '1964: Um Golpe Contra o Brasil', que tem primeira exibição pública neste sábado, em São Paulo (divulgação)

“Produzido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política e pela TVT, filme vai expor participação de industriais, latifundiários e dos EUA no movimento que levou à ditadura


O permanente processo de reconstrução da história brasileira contemporânea ganhará mais um tijolo no próximo sábado (2), quando estreia o documentário 1964: Um golpe contra o Brasil. Dirigido pelo jornalista, escritor e artista plástico Alípio Freire, o filme pretende lançar olhares militantes – alguns novos, outros nem tanto – sobre o contexto político, econômico, social e internacional que levou à conspiração cívico-militar contra o presidente João Goulart e aos 21 anos de ditadura que vieram depois.

Em aproximadamente 120 minutos, com testemunhos e muita pesquisa, Alípio Freire tentará dar conta de cinco anos da história brasileira que compreendem os antecedentes imediatos e as primeiras consequências do golpe: o filme começa em 1960, com a eleição do presidente Jânio Quadros, e vai até agosto de 1964, com a nomeação do general Castello Branco como chefe do governo.

Alípio levou cerca de um ano para filmar e montar essa narrativa. Produzido pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, contou com o apoio da TVT e de uma verba de R$ 80 mil da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, liberada por uma emenda parlamentar do deputado Adriano Diogo (PT), que preside a Comissão Estadual da Verdade Rubens Paiva na Assembleia Legislativa.”
Artigo Completo, ::AQUI::

6 comentários:

Márcio F. disse...

Vamos resumir a história, uma guerrilha de criminosos queria implantar uma ditadura comunista no Brasil, mas felizmente, fomos salvos pelos militares, hoje, infelizmente, por meio de Antonio Gramsci, os criminosos tomaram de assalto a mídia, o sistema de educação, a política e a Igreja Católica transformando-os em porta-voz para o comunismo, mas o Nosso Senhor Jesus Cristo vencerá no final e as portas do inferno não prevalecerão contra sua Igreja. FIM!

Anônimo disse...

Nada melhor que isto, pegar uma (mais uma) verba publica para fazer propaganda politica da esquerda "democratica". Os jovens querem a verdade sobre 1964??? Perguntem para quem viveu a epoca! Simples! Mas perguntem para aqueles que estavam preocupados em criar e educar a familia e não a esta corja de vagabundos que não sabem nem se limpar direito sem mamar em um patrocinio publico.

Anônimo disse...

Saudade dos militares... época perfeita para se viver no Brasil. Hoje virou um inferno.

Anônimo disse...

Mais uma vez essa raça asquerosa de esquerdistas quer reescrever a história. Mesmo que tenham que mentir para isso. Enquanto eu viver eu vou denunciar essas mentiras oficiais.

Anônimo disse...

SACANAGEM E VER COMUNISTA CARA DE PAU OCUPANDO ESPAÇO NA MÍDIA EM HORÁRIO NOBRE, DIZENDO QUE LUTOU POR DEMOCRACIA

Anônimo disse...

graças a Deus as Forças Armadas impediram que uma ditadura comunista se implantasse no Brasil,por mais que reinventem a história quem viveu sabe o que aconteceu